Estado investe R$ 24,5 milhões em ações de saúde em municípios da região de Irati

Os recursos incluem a doação de maneira definitiva de 23 veículos para reforçar a Estratégia da Saúde da Família (ESF), equipamentos para a Atenção Primária, transporte sanitário, a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e obras.
28/01/2022 - 14:40

O Governo do Estado anunciou nesta sexta-feira (28) R$ 24,5 milhões em investimentos em saúde para os nove municípios de abrangência da 4ª Regional de Saúde de Irati.

“Quem trabalha nessa área sabe a necessidade, e esses investimentos vão ajudar a ampliar o atendimento especializado, ambulatorial e as visitas domiciliares, dentro da casa das pessoas. Isso tudo só é possível porque temos o apoio das equipes municipais”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

CARROS – Os automóveis somam R$ 793,5 mil em investimentos e serão utilizados para dar suporte às equipes da ESF no atendimento domiciliar de idosos, acamados e sequelados da Covid-19, além de ações de vacinação extramuro.

A entrega faz parte de um pacote de 1.211 veículos adquiridos com recursos do Tesouro Estadual para os 399 municípios do Paraná, na maior compra de automóveis da história da Saúde do Estado.

Cada automóvel custou R$ 34,5 mil, somando um investimento total de mais de R$ 41,7 milhões. Os carros são do modelo Gol, da Volkswagen, e têm motor 1.0, ar-condicionado, direção hidráulica e quatro portas.

A distribuição dos carros é feita de acordo com o número de equipes da Saúde da Família em cada município. Para a 4ª Regional foram entregues automóveis para Fernandes Pinheiro (1), Guamiranga (2), Imbituva (4), Inácio Martins (2), Irati (4), Mallet (2), Rebouças (3), Rio Azul (3) e Teixeira Soares (2).

“Esses automóveis darão comodidade para atendermos aqueles que realmente precisam. Nossos motoristas vão levar os carros e ainda hoje as equipes estarão indo até os pacientes necessitados diretamente nas suas casas”, afirmou o prefeito de Irati, Jorge Derbli.

Essa é a 21ª entrega deste pacote, somando 1.007 automóveis. Além de Irati, a nova frota também já está à disposição das Regionais de Saúde de Francisco Beltrão, Paranaguá, Maringá, Foz do Iguaçu, União da Vitória, Metropolitana, Jacarezinho, Cornélio Procópio, Pato Branco, Guarapuava, Cianorte, Toledo, Ivaiporã, Campo Mourão e Apucarana.

INFRAESTRUTURA – No mesmo evento, o secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, assinou a liberação de R$ 3 milhões para pavimentação do condomínio industrial.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade os deputados estaduais Alexandre Curi e Artagão Junior; além de prefeitos, secretários municipais e servidores da região.