Estado inicia trabalhos para restaurar trecho da PR-182 interditado após deslizamento

Governo do Paraná providenciou uma contratação emergencial para atender rodovia, que ficou completamente interditada após um deslizamento de terra causado pelas fortes chuvas de outubro.
Publicação
22/11/2022 - 11:00

Confira o áudio desta notícia

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) iniciou os trabalhos para recuperação do trecho da PR-182, no acesso entre Salgado Filho e Flor da Serra do Sul, no Sudoeste do Estado, destruído após um deslizamento de terra causado pelas fortes chuvas em outubro.

A execução das obras foi contratada de forma emergencial pelo valor de R$ 9.146.342,95. O prazo de entrega é de oito meses e a pista ficará completamente interditada até a conclusão dos reparos. O DER/PR já efetuou a sinalização adequada com cavaletes, cones e placas indicativas. Por se tratar de uma área de risco, é imprescindível que os usuários não ultrapassem o isolamento, sejam eles motoristas ou pedestres.

Nesta etapa, antes da execução das obras, serão feitas sondagens geotécnicas para coleta de informações sobre área. Na sequência, a empresa contratada irá apresentar o projeto de recuperação e de drenagem, além do plano estrutural para a estabilização de taludes.

“Estamos realizando a verificação de quedas de barreira em outras regiões após o alto volume de chuvas dos últimos meses. Também solicitamos à população que entre em contato conosco caso seja verificada qualquer situação adversa”, afirma o diretor-geral do DER/PR, Alexandre Castro Fernandes.

DESVIO – O tráfego de veículos pode ser desviado pela via municipal paralela à rodovia, o que aumenta o deslocamento em apenas 2,1 quilômetros. O trecho não é pavimentado, mas está em boas condições de uso.

Já o tráfego de longa distância e de veículos pesados pode ser desviado para Francisco Beltrão, pela PR-483 e PR-180, ou para Barracão, pela BR-163 e BR-280.

GALERIA DE IMAGENS