Estado incentiva ações de combate à violência contra criança com o Prêmio Fortis Paraná 2021

As inscrições vão até o dia 26. Serão premiadas as instituições que contribuíram com a Força-Tarefa Infância Segura (Fortis) em 2021 na prevenção e no combate à violência contra a criança e o adolescente.
Publicação
08/11/2021 - 10:20

Confira o áudio desta notícia

O Departamento de Justiça da Secretaria estadual da Justiça, Família e Trabalho está com as inscrições abertas para premiar as instituições que contribuíram com a Força-Tarefa Infância Segura (Fortis) em 2021 na prevenção e combate à violência contra a criança e o adolescente.

Trata-se do Prêmio Fortis Paraná 2021, que tem como objetivo reconhecer e incentivar as iniciativas, projetos e ações das diversas instituições públicas e privadas, bem como pessoas físicas e organizações da sociedade civil. “Através do Prêmio Fortis, o poder público vai incentivar a parceria da sociedade civil na prevenção e combate de crimes e de violência contra nossas crianças e adolescentes”, explicou o secretário Ney Leprevost.

O prêmio é organizado nas categorias Universidade Pública; Universidade Privada; Escola Pública; Escola Privada; Setor Público; Entidade Privada; Sociedade Civil Organizada; Interinstitucional; Pessoa Física (Líder/Colaborador) e Grupo de Pessoas (sem CNPJ). As inscrições encerram no próximo dia 26 e devem ser feitas AQUI.

A inscrição, independentemente da categoria, consiste no preenchimento de um formulário online com as seguintes perguntas: data do início do trabalho/experiência inscrito(a); dados do responsável pela inscrição; identificação das instituições parceiras no desenvolvimento do trabalho inscrito, caso houver.

Também deverá ser incluído um documento em editor de texto, contando de forma sintetizada a experiência/projeto inscrito no Prêmio Fortis PR 2021:

- Apresentação (breve descrição do contexto, abrangência territorial, público, dados da realidade relativa ao trabalho e público envolvido);

- Objetivos (a finalidade do trabalho);

- Metodologia (como o trabalho foi desenvolvido – o “passo a passo”);

- Embasamento teórico que orientou o trabalho (citar fontes/referências utilizadas);

- Potencial de impacto (mudanças e avanços que ocorreram – experiências de sucesso);

- Resultados imediatos e resultados a médio prazo;

- Perspectivas de continuidade e sustentabilidade do trabalho.

COMISSÃO JULGADORA – A comissão organizadora e julgadora do Prêmio Fortis está constituída pela equipe do Departamento de Justiça e por representantes de entidades signatárias do Pacto Infância Segura: Luciana Lineiro Ministério Publico do Paraná); Bruno Muller (Defensoria Publica do Paraná); Arlete Kubota (Tribunal de Justiça); Edna Luiza dos Santos (Departamento de Atendimento Socioeducativo do Paraná); Rosineide Frez (Secretaria de Estado da Educação e do Esporte); e Thais Silva Carneiro Lopes e Jefferson Abade (Comissão de Defesa dos Direitos das Crianças, Adolescentes e Idosos da Assembleia Legislativa do Paraná).

ENTREGA – A previsão para a cerimônia de entrega da premiação é para o mês de dezembro de 2021 no Plenário da Assembleia Legislativa em alusão à Semana de Conscientização e Prevenção Contra a Violência Infantil, de 06 a 12 de dezembro de 2021 (Lei. 20.522/2021). A iniciativa conta com o apoio da Comissão de Defesa dos Direitos das Crianças, Adolescentes e Idosos da Alep. Para mais informações, o endereço eletrônico é premiofortis2021@sejuf.pr.gov.br.

GALERIA DE IMAGENS