Estado homenageia profissionais do aplicativo Saúde Online Paraná

A plataforma criada pelo Governo do Estado já realizou mais de 30 mil atendimentos em um ano. Ao acessar o aplicativo, o paciente conta com assistência médica e psicológica, acompanhamentos de doenças crônicas, além de informações oficiais sobre o novo coronavírus.
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11/05/2021 - 16:20
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O Governo do Estado homenageou nesta terça-feira (11) médicos, psicólogos e enfermeiros que atuam no aplicativo Saúde Online Paraná. A plataforma, criada para fortalecer o combate à pandemia, já realizou mais de 30 mil atendimentos em um ano. Ao acessar o aplicativo, o paciente conta com assistência médica e psicológica, acompanhamentos de doenças crônicas, além de informações oficiais sobre o novo coronavírus.

As homenagens foram entregues pelo superintendente-geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, ao presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná, Roberto Issamu Yosida; ao presidente da Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná), Leandro Moura; e para Simone Peruzzo, que atuou como presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná, no período de 2015 a 2020. Médicos e psicólogos que atuam de maneira voluntária no aplicativo também foram homenageados.

“Nós aproveitamos uma janela de oportunidades na criação do aplicativo que contou com o apoio do Conselho Regional de Medicina, de Enfermagem e de Psicologia. Essa solução tecnológica ajudou muitas pessoas com a oferta de um serviço gratuito e de qualidade. Nossa homenagem a esses profissionais simboliza um reconhecimento a todos que atuam na linha de frente, salvando vidas diariamente”, destacou Aldo Bona.

A primeira etapa de desenvolvimento do aplicativo ocorreu por meio de uma parceria entre a Seti e a Celepar e contou com um investimento de R$ 162 mil para o custeio de bolsas-auxílio aos profissionais que prestaram atendimento ao cidadão.

“Nosso Estado foi um dos pioneiros no lançamento dessa tecnologia garantindo um atendimento seguro entre o profissional da saúde e o paciente”, disse o presidente da Celepar, Leandro Moura. “Com a tecnologia possibilitamos atender milhares de pessoas, desafogando as unidades de saúde, tudo isso graças ao trabalho em conjunto de diversos órgãos do Governo”.

Para o presidente do CRM-PR, Roberto Issamu Yosida, a telemedicina consiste em um importante segmento da saúde no período em que estamos vivendo. "Essa parceria foi muito importante, pois possibilitou a adequação do uso da telemedicina, o que tem se mostrado essencial durante a pandemia da Covid-19. Com ela, é possível evitar deslocamentos e contatos presenciais desnecessários e, assim, preservar tanto os médicos, quanto os pacientes. Dedicamos essa homenagem recebida aos profissionais que infelizmente perderam suas vidas nessa batalha”, destacou.

A telemedicina está amparada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), por meio da Resolução CFM nº 1.643/2002, com reconhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS), desde a década de 1990. Durante o período de pandemia, o CRM também autorizou a emissão de atestados e receitas médicas de forma remota, via Portal de Serviços.

VOLUNTÁRIOS – A psicóloga Carolina Franco de Oliveira Simeão foi uma das responsáveis por convocar outros profissionais para atuar no aplicativo. Ela destaca que a ação é muito importante diante dos abalos emocionais vividos pela população.

“Estamos atendendo pessoas que nunca tiveram contato com psicólogos na vida. Isso é um marco importante em termos de saúde pública. Graças ao trabalho voluntário de tantos profissionais, conseguimos projetar a psicologia a serviço da população, melhorando significativamente a qualidade de vida e a saúde mental. Essa ação será um legado para o Estado do Paraná”, ressaltou.

APLICATIVO – Em novembro de 2020, na nova fase do projeto, a tecnologia foi substituída pelo Saúde Online Paraná, com novas funcionalidades e possibilidade de acompanhamento clínico dos pacientes.

Os cidadãos cadastrados no aplicativo podem incluir familiares que não têm dispositivos móveis com acesso à internet. Depois do cadastro, os pacientes passam por uma triagem, selecionando uma das seguintes opções: suspeita de Covid-19, retorno de Covid-19 positivo e contato com Covid-19 positivo.

De acordo com o resultado da triagem, o paciente pode ser encaminhado a uma unidade de pronto atendimento ou fazer uma consulta remota com os médicos da plataforma, no período de 8h às 23h, diariamente. As consultas acontecem pelo próprio aplicativo. 

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