Estado firma novo convênio com hospital da RMC para ampliar atendimento do SUS

A Secretaria de Estado da Saúde e Hospital do Rocio, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), firmaram um novo convênio para disponibilização de 150 novos leitos, contratados com o Governo do Estado, para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
17/08/2023 - 16:30

A mudança terá um impacto de mais de 50% na aceitação dos pacientes encaminhados pela regulação, para urgência ou emergência. A Central de Regulação de Leitos, responsável pela gestão de solicitações para o atendimento, conta com mais esta rede de apoio, desafogando os demais prestadores desses serviços.

A parceria entre as instituições beneficiará o atendimento dos pacientes da região macro Leste, que abrange sete regionais de Saúde: Paranaguá, Curitiba, Telêmaco Borba, Ponta Grossa, Irati, União da Vitória e Guarapuava.

“A espera por leitos baixou e o hospital teve um aumento expressivo da sua ocupação. É praticamente um novo hospital que nasce, com ganho para todos e acolhimento essencial, já que esse aumento de aceite influenciará nosso sistema de regulação”, ressaltou o secretário.

Para o diretor-administrativo do Hospital, Eduardo Wendler, a abertura da nova ala absorve grande parte da demanda pela quantidade de leitos ofertados à população. “É uma parceria com o Governo do Estado que está dando muito certo e que beneficia diretamente os usuários do SUS. É um orgulho conseguirmos absorver esses pacientes que aguardam nas unidades de pronto atendimento”, afirmou. “Somos referência e estamos em pleno funcionamento. Finalizamos tudo rapidamente e o resultado reflete na fila na central de regulação, com uma redução drástica”.

NOVOS LEITOS – Os leitos são para receber pacientes cirúrgicos e de atendimento clínico, em várias especialidades e para todas as idades. Os quartos disponibilizados são para duas pessoas, com banheiro, televisão e uma equipe médica multiprofissional para o atendimento. Além das novas vagas, o hospital conta também com mais de 100 leitos de retaguarda, ou seja, no pronto atendimento, para pacientes que dão entrada na unidade.

REGULAÇÃO – Com esta ampliação, a expectativa pela Sesa é de que haja um fluxo mais rápido na procura por leitos, diminuindo o tempo de atendimento do paciente no sistema de regulação. Diariamente, cerca de 2 mil pessoas são internadas no Paraná. O número representa pelo menos 1,42 pessoa por minuto. Desse total, 90% dos pedidos referem-se aos leitos clínicos de enfermaria.