Estado estuda continuidade da restauração em concreto da PRC-280, no Sudoeste

Técnica whitetopping consiste na restauração de uma rodovia aproveitando o pavimento asfáltico existente como base. Novo trecho que deve receber os serviços fica entre Palmas e Pato Branco, atendendo também os municípios de Clevelândia e Mariópolis.
Publicação
07/04/2022 - 12:00

Confira o áudio desta notícia

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) realizou nesta semana uma apresentação interna do anteprojeto da restauração em concreto (whitetopping) da PRC-280 no trecho entre Palmas e Pato Branco, na região Sudoeste, atendendo também os municípios de Clevelândia e Mariópolis. 

Ele será revisado pela equipe técnica do DER/PR, podendo ser aproveitado em uma futura licitação pela modalidade Regime Diferenciado de Contratação integrada (RDCi), que contempla tanto a elaboração do projeto básico e do projeto executivo quanto a execução da obra em um mesmo contrato.

A técnica whitetopping consiste na restauração em concreto de uma rodovia, aproveitando o pavimento asfáltico existente como base.

“A restauração por essa técnica é uma solução extraordinária e atualmente com ótimo custo-benefício. Apresentamos para o governador Carlos Massa Ratinho Junior, que logo se interessou e quer espalhá-la pelo Paraná inteiro”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Fernando Furiatti.

"Precisamos começar aos poucos. Não tínhamos os projetos executivos, o que acabou se tornando uma oportunidade para realizarmos uma licitação pelo RDCi, uma das primeiras do Estado também. O DER do Paraná sempre foi referência no Brasil e estamos destacando isso ainda mais, investindo em inovação e tecnologia”, diz Furiatti.

O whitetopping em andamento é uma obra que enche de orgulho o coração de qualquer engenheiro rodoviário que utiliza ou visita a PRC-280”, afirma o diretor-geral do DER/PR, Alexandre Fernandes. “E agora temos essa iniciativa de restaurar um novo trecho da rodovia, desta vez entre Palmas e Pato Branco, trazendo a segurança e conforto necessários para os usuários, com uma vida útil de 20 anos” explica. “Ainda estamos em uma fase inicial, concluindo o anteprojeto, ainda é cedo para falar em orçamento e prazos, mas o pontapé inicial está dado”.

A iniciativa é resultado de cooperação técnico-científica entre o DER/PR e a Associação Brasileira de Concreto de Cimento Portland (ABCP), que também consistiu na realização de cursos e disponibilização de conteúdos sobre pavimento de concreto.

PALMAS – A técnica whitetopping está sendo executada na própria PRC-280, trecho entre Palmas e o entroncamento com a BR-153. O investimento é de R$ 107.445.000,00 para atender 59,55 quilômetros, com previsão de término este ano.

GALERIA DE IMAGENS