Estado entrega pavimentação de estrada rural emblemática a agricultores de Japurá

Estado destinou R$ 2 milhões para a obra de pavimentação com blocos sextavados. Estrada do Boré será a próxima beneficiada. Também nesta quinta foi assinado um contrato entre a Cooperativa de Agricultores Familiares dos Municípios da Amenorte (Cooanorte) com a Polpanorte para incentivar a produção de maracujá na região.
05/10/2023 - 18:30

Os produtores rurais e a comunidade de Japurá, no Noroeste do Paraná, comemoraram nesta quinta-feira (05) a entrega oficial da pavimentação com blocos sextavados da Estrada Coroa. O investimento do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, foi de R$ 2 milhões, com contrapartida municipal de R$ 816 mil.

Pelo menos 123 famílias de agricultores serão beneficiadas de forma direta. Elas têm as propriedades às margens da estrada e terão acesso melhorado, principalmente no transporte dos produtos para a Feira do Produtor, realizada duas vezes por semana, e para os que possuem barracões de frango e produzem milho e soja. Também é uma via que facilita o trânsito entre Japurá e São Tomé.

Essa foi a primeira estrada rural a receber pavimentação em Japurá. Ela foi construída na década de 1950 e um dos pioneiros que a abriram, Manuel Molinari, foi homenageado com uma placa.

O secretário da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, anunciou que a pasta vai continuar a ajudar o município e que o segundo trecho a ser pavimentado será a Estrada do Boré, também beneficiando agricultores familiares, que são a maioria no município.

"É uma conquista da comunidade e uma obra que mostra a visão estratégica da administração do município", disse. "O Estado tem de perceber onde pode contribuir e ter sensibilidade para trabalhar junto com a gestão local, que sabe quais as obras mais importantes".

Para a prefeita Adriana Cristina Polizer, a obra é um marco e ficará na história de Japurá. “A pavimentação da Estrada Coroa beneficia uma região que tem vários produtores. Estamos investindo na infraestrutura local, promovendo o crescimento econômico e melhorando a qualidade de vida de nossa população. Além disso, a beleza natural que envolve essa estrada certamente atrairá moradores e visitantes que desejam desfrutar de momentos de lazer em um ambiente tranquilo e agradável”, complementou.

COOANORTE – Também nesta quinta foi assinado um contrato entre a Cooperativa de Agricultores Familiares dos Municípios da Amenorte (Cooanorte) com a empresa Polpanorte para incentivar a produção de maracujá. Mais de 60 produtores receberam mudas da planta. Com a assistência técnica dos servidores do IDR-Paraná, eles estão cultivando os frutos e terão lucro com a comercialização.

A Cooanorte é fruto da junção de dezenas de associações de agricultores familiares dos 12 municípios que compõem a Associação dos Municípios do Médio Noroeste do Estado do Paraná – Cianorte, Tapejara, Tuneiras do Oeste, Terra Boa, Jussara, São Tomé, Japurá, Indianópolis, São Manoel do Paraná, Rondon, Cidade Gaúcha e Guaporema.

"Nós tínhamos várias pequenas associações, procuramos os prefeitos da Amenorte que estão com uma visão nova, de desenvolvimento regional, foi proposto às associações que se unissem para criar uma cooperativa e foi montada a Cooanorte, uma cooperativa da agricultura familiar", explicou o chefe do Núcleo Regional da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento em Cianorte, Francisco Cascardo Neto, um dos idealizadores da cooperativa. "Nasceu pequena, mas com raízes profundas".

Com pouco mais de cinco meses de atividade, a Cooanorte já é composta por 136 cooperados e recebe 36 produtos diferentes. Com apoio dos prefeitos, a cooperativa está ampliando sua logística de transporte com a instalação de entrepostos nas diversas cidades, onde também será diversificada a produção para morango e acerola, um dos destaques da região.

A Polpanorte é uma empresa com 28 anos de atuação no processamento de frutas, produção de polpas e açaí, cremes e sorvetes, além de frutas congeladas. Possui mais de 500 empregados. Atualmente é líder de mercado nas regiões Sul e Centro-Oeste do País e detém mais de 20% do market share nacional para a categoria açaí.

OUTRAS AGENDAS – Em Cianorte, o presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir Cesar Martins, entregou a certificação do Susaf-PR para a empresa D'Nitta, que processa produtos artesanais desidratados a partir do leite. Isso significa que agora ela pode comercializar seus produtos em todo o território estadual. "Ser empreendedor não é fácil, mas o trabalho do Estado é criar condições para o desenvolvimento e esta é uma oportunidade de sair de Cianorte e vender para todo o Paraná", disse.

Ainda em Cianorte, a comitiva visitou o barracão que está sendo adaptado para a instalação de um restaurante popular, do banco de alimentos, de uma horta comunitária e de um espaço de ação social. A inauguração está prevista para 2024.

A comitiva do Sistema Estadual de Agricultura também visitou as obras de expansão do entreposto da Cooperativa Cocamar na região Noroeste. O investimento será de R$ 60 milhões na unidade.

PRESENÇAS – Também estiverem presentes nas agendas os prefeitos de Cianorte, Marco Antônio Franzato; de São Manoel do Paraná, Agnaldo Trevisan; de São Tomé, Océlio Ferreira Leite; de Indianópolis, Juliano Trevisan Cordeiro; e de Tuneiras do Oeste, Taketoshi Sakurada; o secretário de Estado do Turismo, Marcio Nunes; o deputado Do Carmo; os chefes dos núcleos regionais da Seab em Maringá, Jucival Pereira de Sá, e de Paranavaí, Jorge Oliveira Neto; o presidente da Ceasa Paraná, Éder Bublitz; a gerente regional da Adapar, Ana Paula Moser; o gerente regional do IDR-Paraná, Paulo Preto; e o chefe do Departamento de Florestas Plantadas da Seab, Breno Menezes de Campos.