Estado e comunidade científica promovem semana de discussões sobre redes de pesquisa

A Semana Geral dos NAPIs terá a apresentação de cerca de trinta novos arranjos. NAPIs são redes de pesquisa que envolvem atores públicos e privados em prol do desenvolvimento de temas como Energias Renováveis e Cidades Inteligentes.
Publicação
03/12/2022 - 08:10

Confira o áudio desta notícia

Pesquisadores, representantes do Governo do Paraná e da sociedade civil organizada se reúnem de 12 a 16 de dezembro para discutir os avanços e desafios na construção e andamento das atividades dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs).

Iniciativa do Governo do Estado, por meio da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a Semana Geral dos NAPIs terá a apresentação de cerca de trinta novos arranjos.

O evento será realizado em formato híbrido, mas poderá ser acompanhado pelo canal da Fundação Araucária no YouTube. A programação conta com debates relacionados aos grandes temas Transformação Digital, Desenvolvimento Sustentável, Agricultura e Negócios, Biotecnologia e Saúde, Energias Renováveis, Cidades Inteligentes e Sociedade, Educação e Economia. 

“Como a essência dos NAPIS é a organização de redes colaborativas de pesquisa voltadas à consolidação de ecossistemas de Ciência, Tecnologia e Inovação, nós convidamos toda a comunidade acadêmica, representantes do setor produtivo e sociedade interessados na construção e funcionamento destes arranjos para que acompanhem as discussões”, disse o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa. 

Os NAPIs focam em áreas prioritárias para o desenvolvimento do Estado, promovendo criação de riqueza e qualidade de vida de forma sustentável, levando maior assertividade dos instrumentos de apoio da Fundação, como as bolsas de pesquisa, e, consequentemente, melhor retorno sobre investimentos em P&D.

Os articuladores dos cerca de trinta NAPIs estarão reunidos na Fundação Araucária em Curitiba e os demais participantes acompanharão pelo canal da instituição no YouTube

Acesse a programação completa, sujeita a alterações, e faça sua inscrição aqui.  

GALERIA DE IMAGENS