Estado divulga resultado final do Vestibular dos Povos Indígenas 2023

Estão classificados 357 candidatos nas primeiras opções de curso indicadas nas inscrições. A segunda e a terceira opção de curso somam 292 e 248 concorrentes.
Publicação
29/05/2023 - 14:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Governo do Estado antecipou a divulgação do resultado do XXII Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná para ingresso no ano letivo de 2023. Estão classificados 357 candidatos nas primeiras opções de curso indicadas nas inscrições. A segunda e a terceira opção de curso somam 292 e 248 concorrentes. Ao todo, são ofertadas 52 vagas, sendo 42 distribuídas entre as sete universidades estaduais – seis para cada instituição – e 10 para a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Os estudantes classificados nos limites das vagas das respectivas universidades devem efetivar as matrículas em primeira chamada, de acordo com datas, horários e locais estabelecidos pelas instituições de ensino superior. Cada universidade disponibilizou um endereço de e-mail para consulta de informações e esclarecimento de dúvidas em relação às matrículas.

Criado em 2001, o Vestibular dos Povos Indígenas é uma política pública do Estado do Paraná amparada pela Lei nº 13.134/2001. A iniciativa é coordenada pela Comissão Interinstitucional para Acompanhamento dos Estudantes Indígenas (Cuia), designada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), com representação das universidades e lideranças de diferentes etnias indígenas.

Em 2022, o Paraná somava 291 estudantes oriundos do Vestibular dos Povos Indígenas matriculados nas universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP), do Paraná (Unespar) e UFPR.

Nesta edição, o certame foi organizado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e registrou a participação de 363 candidatos. Os concorrentes responderam questões de português, matemática, biologia, física, química, história, geografia e línguas estrangeiras (inglês ou espanhol) e indígenas (guarani ou caingangue) e uma redação. O boletim de desempenho ficará disponível ate 30 de novembro.

Confira a relação completa de classificados AQUI.

GALERIA DE IMAGENS