Estado divulga chamamento para produtoras que queiram atuar no projeto Crianças no Teatro

Serão selecionadas as quatro melhores propostas de produtoras, que executarão os espetáculos nas oito macrorregiões do Estado, sendo duas áreas de atuação para cada contemplada: Curitiba e Litoral; Nordeste e Noroeste; Oeste e Sudoeste e Centro-Sul e Campos Gerais.
Publicação
20/05/2022 - 10:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O PalcoParaná, serviço social autônomo vinculado à Cultura Paraná, publicou nesta quinta-feira (19) o edital de chamamento de produtoras culturais para o projeto Crianças no Teatro, que vai levar espetáculos teatrais, baseados em clássicos infantis, para cidades de todo o Estado. As inscrições terminam às 16 horas do dia 10 de junho.

O projeto Crianças no Teatro propõe a descentralização e o acesso a bens culturais por meio de apresentações e ações de mediação teatral a crianças de todo o Estado, em conformidade com as premissas do Plano Estadual de Cultura. Serão selecionadas as quatro melhores propostas de produtoras, que executarão os espetáculos nas oito macrorregiões do Estado, sendo duas áreas de atuação para cada contemplada: Curitiba e Litoral; Nordeste e Noroeste; Oeste e Sudoeste e Centro-Sul e Campos Gerais.

O projeto tem incentivo da Audi do Brasil e o investimento é de R$ 1.576.828,00.

Com o intuito de estimular o bom hábito de ir ao teatro e buscando promover formas de acesso, inclusão social e formação de plateia, a iniciativa irá fomentar a circulação de companhias teatrais paranaenses em teatros de 16 municípios, impactando mais de cem mil crianças da rede pública de ensino com idades entre 06 e 12 anos. 

As peças terão como tema os clássicos da literatura infantil e serão apresentadas por companhias paranaenses a serem selecionadas por processo de edital. O projeto também propõe uma ação de mediação cultural a ser executada antes de cada apresentação, com o objetivo de despertar e sensibilizar o público para outros sentidos da obra artística, possibilitando que ele se relacione e se familiarize com a arte teatral através de atividades práticas e pedagógicas.

Formação dos professores

Além de atividades com os alunos, o projeto visa orientar educadores e pedagogos, reproduzindo através de uma cartilha digital, atividades teatrais que podem ser desenvolvidas nas escolas.

Assim, os profissionais que estão na linha de frente, diretamente em contato com os alunos, podem continuar a desenvolver atividades teatrais e fomentar tal prática em suas respectivas escolas.

Cronograma

O projeto Crianças no Teatro tem previsão de execução no segundo semestre de 2022 com a realização de 269 apresentações nas cidades contempladas pelo projeto.

A gestão do projeto será do PalcoParaná, Serviço Social Autônomo (SSA), sem fins lucrativos, vinculado à SECC.

As etapas do edital e os resultados serão divulgados pelo site palcoparana.pr.gov.br e comunicação.pr.gov.br.

O envio do projeto com a inscrição pode ser feito via Correios, pessoalmente ou pelo e-mail contatopalcoparana@palcoparana.pr.gov.br. O formulário de inscrição está disponível no Anexo III. 

GALERIA DE IMAGENS