Estado destina R$ 30,4 milhões a Cianorte para parque urbano e ações de saúde e infraestrutura

Recursos foram confirmados pelo governador Ratinho Junior. Na área da saúde está incluída a construção de Ambulatório Médico de Especialidades para atender pacientes da região. Também serão construídas novas unidades básicas de saúde.
06/05/2022 - 13:50

O governador Carlos Massa Ratinho Junior esteve nesta sexta-feira (6) em Cianorte, na região Noroeste, e confirmou R$ 30,4 milhões de investimentos do Governo do Estado no município. Os recursos contemplam a construção de um parque urbano, a pavimentação da estrada que liga o distrito de Vidigal à cidade vizinha de Jussara e repasses para a saúde, incluindo a construção de Ambulatório Médico de Especialidades (AME).

Ratinho Junior destacou a regionalização da saúde pública do Paraná. “A construção do AME vai possibilitar que as pessoas que moram no Noroeste não precisem ir tão longe para, muitas vezes, fazer uma única consulta com um cardiologista, oftalmologista ou um ortopedista. Estamos fazendo vários centros de especialidades como este no Paraná para colaborar inclusive com os hospitais regionais”, afirmou.

Com valor estimado de R$ 13 milhões, a construção do AME está em fase de projeto e faz parte de um pacote de R$ 126,9 milhões anunciados pelo governador para a construção de ambulatórios médicos em nove municípios. Em Cianorte, a previsão é atender 12,8 mil pacientes por mês com consultas e exames especializados.

A estrutura terá área total de 2.046 metros quadrados, divididos em dois pavimentos, com 22 consultórios e sete salas de exames. O objetivo é fazer com que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) possam receber atendimento especializado em diversas áreas, sem se deslocar por longas distâncias.

Para gerenciar a estrutura dos AMEs, a Secretaria da Saúde criou o Programa Estadual de Qualificação dos Consórcios Intermunicipais (QualiCis). Trata-se de uma estratégia que tem foco na regionalização dos serviços e no apoio aos municípios na oferta de consultas e exames especializados.

O consórcio que atende o município deve receber R$ 5,1 milhões, divididos em 48 parcelas, para a implantação e implementação do Ponto de Atenção Secundário Ambulatorial (Pasa), desenvolvendo as funções assistencial, educacional, de supervisão e pesquisa nas linhas de cuidado prioritárias para o Estado.

Além do ambulatório, os recursos da Saúde em Cianorte contemplam R$ 1,7 milhão para a construção de duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e para a reforma e ampliação da UBS Pedro Moreira e mais R$ 100 mil para estruturar com equipamentos e mobiliários nove Unidades de Atenção Primária à Saúde. Ainda foram repassados R$ 830 mil para aquisição de três veículos para o transporte sanitário e mais nove veículos para a Estratégia de Saúde da Família, em um investimento de R$ 310,5 mil.

INFRAESTRUTURA – A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística firmou em abril um convênio com Cianorte para a pavimentação da Estrada Comissão, que liga o distrito de Vidigal à cidade de Jussara, encurtando o trajeto entre as duas cidades, com reflexo no desenvolvimento da região.

Estão sendo destinados R$ 5 milhões para o trecho de 4,3 quilômetros, desde o distrito até a ponte sobre o Rio Ligeiro, totalizando uma área de quase 30 mil metros quadrados de pavimentação. Atualmente, a obra está em fase de vistoria e indicação de fiscal pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR).

PARQUE URBANO – Também serão destinados R$ 4,4 milhões para implantação do Parque Manduhy de Cianorte. O parque urbano visa trazer qualidade de vida e opção de lazer para a população com a recuperação de 15,5 hectares no fundo de vale, que sofre com a erosão. O programa é da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo.

Conforme o projeto da unidade de Cianorte, a transformação da paisagem e da conexão entre áreas verdes vai minimizar os impactos negativos da expansão urbana e promover o controle das cheias e o reflorestamento no entorno do Córrego Manduhy. É previsto o plantio de mais de 660 mudas de árvores nativas de 13 espécies diferentes.

Lançado em 2019, o programa recebeu investimento de R$ 72 milhões e vai chegar a 63 municípios. Já são 12 parques finalizados, sendo três inaugurados (Araruna, Maringá e Guaíra), 35 em execução e outros 17 em fase de licitação.

“Os municípios têm áreas degradadas. E esses parques vêm como verdadeiras ilhas de lazer e de saúde, com oportunidade das pessoas se relacionarem com o meio ambiente. Queremos ser cada vez mais ágeis em fazer com que os recursos cheguem aos municípios que os estão pleiteando”, frisou o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Everton Souza.

MAIS RECURSOS – Esses anúncios foram feitos no evento de entrega de títulos de propriedade a 97 famílias que viviam em situação irregular . Com o documento, elas passam a ser reconhecidas como legítimas proprietárias de suas casas, além de terem o seu patrimônio valorizado.

O prefeito de Cianorte, Marco Antonio Franzato, destacou o olhar do Estado para o Interior nesse pacotão de investimentos. “A cidade está muito feliz e agradeço a todo um time que está por trás ajudando a organizar isso. Esse alinhamento torna muitos projetos realidade pelo município. É um momento transformador”, arrematou o prefeito.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade o chefe de gabinete da Governadoria, Darlan Scalco; os deputados estaduais Márcio Nunes e Jonas Guimarães; e prefeitos da região.