Estado dá início à reestruturação de praças e centro receptivo de turistas na Ilha do Mel

Pacote prevê a reestruturação da praça de alimentação e da praça ao ar livre da Vila de Encantadas e a reforma do centro receptivo de visitantes e do escritório local do IAT, ambos em Nova Brasília. O investimento total é de R$ 2,2 milhões, com prazo de execução de 12 meses.
30/04/2024 - 16:30

O Governo do Estado deu início nesta terça-feira (30) à modernização de quatro estruturas na Ilha do Mel, em Paranaguá. O pacote prevê a reestruturação da praça de alimentação e da praça ao ar livre da Vila de Encantadas, e a reforma do centro receptivo de visitantes e do escritório local do IAT, ambos em Nova Brasília. O investimento é de R$ 2.234.000,00, com prazo de execução de 12 meses. A ordem de serviço para começo dos trabalhos foi assinada pelo diretor-presidente do Instituto Água e Terra (IAT), Everton Souza.

As obras serão executadas pela empresa Power Tecnologia Ltda., vencedora da licitação pública. “Esse é apenas o começo. A determinação do governador Ratinho Junior é para que o turismo seja uma das locomotivas do desenvolvimento do Paraná. São investimentos importantes que vão melhorar a infraestrutura da ilha, atrair mais visitantes e impactar diretamente na geração de emprego e renda para a comunidade”, destacou Souza.

A reabertura da praça de alimentação da Vila de Encantadas é um desejo antigo de moradores e turistas. O local, que está atualmente desativado, passará por uma revitalização completa. O novo espaço terá 803,46 metros quadrados, oito boxes para alimentação, novos sanitários e chuveiros. O custo é de R$ 1.058.738,60.

A infraestrutura de lazer da Ilha será complementada pela revitalização da praça ao ar livre, um espaço de 710 metros quadrados. As intervenções incluem a instalação de equipamentos de playground, bicicletários, bancos, lixeiras, um pequeno palco para apresentações culturais e três quiosques para a venda de produtos típicos da região, cada um com capacidade para dois empreendimentos. O investimento no projeto é de R$ 494.890,80.

“São projetos voltados para atender os turistas, mas que serão produzidos pelos moradores locais. Eles é que ficarão responsáveis pelos boxes de alimentação e artesanato”, afirmou o diretor-presidente.

Já na comunidade de Nova Brasília, o centro receptivo de visitantes passará por reformas para recuperar algumas estruturas. O custo é de R$ 118.637,12. O escritório local do IAT, um braço do centro regional do instituto em Paranaguá, também passará por uma reforma completa para atender de forma mais adequada às solicitações dos usuários da Unidade de Conservação. O novo local terá uma área de 119,97 metros quadrados, com investimento de R$ 561.733,48.

“É um avanço muito significativo para a infraestrutura da Ilha do Mel. São espaços que precisavam ser revitalizados e que, depois de prontos, terão um impacto muito grande no dia a dia dessa Unidade de Conservação, seja para os moradores ou para os turistas”, afirmou o diretor de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do IAT, José Luiz Scroccaro.

“Há um esforço muito grande por parte do Governo do Estado para dotar a Ilha do Mel de infraestrutura, mudar a cara deste importante ponto turístico do Paraná. Neste momento, trabalhamos para reformar e reabrir a praça de alimentação e a praça ao ar livre, mas temos outros projetos em andamento como a implantação do sistema de saneamento e também queremos construir um novo portal na área de parque da ilha. Sempre respeitando o meio ambiente e os anseios da comunidade”, destacou o superintendente geral de Relações Institucionais da Casa Civil do Governo do Estado, Renato Adur, também coordenador de ações relacionadas à Ilha do Mel.

ILHA DO MEL – Cerca de 95% da superfície da Ilha do Mel constitui uma Estação Ecológica, criada por decreto em 1982, para preservação e reconstituição de manguezais, restingas, brejos litorâneos e caxetais. Os outros 5% do território formam um parque criado em 2002 para recuperação dos ambientes naturais remanescentes das praias e costões rochosos, importantes para proteção da diversidade biológica.

As áreas de preservação possuem como entorno belíssimas praias e atrativos turísticos, como a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, o Morro do Farol e a Gruta das Encantadas, que, ao longo dos anos, transformaram a Ilha do Mel num dos pontos mais visitados por turistas brasileiros e estrangeiros no Paraná.

“Ao voltar a usar essas praças para alimentação e artesanato, estamos respeitando nossa cultura, a cultura nativa dos moradores da ilha. Os moradores poderão voltar a trabalhar, ter dignidade”, disse o presidente da Associação dos Nativos da Ilha do Mel e Comunidades Tradicionais da Bacia de Paranaguá (Anime), Aguinaldo da Silva dos Santos.