Estado capacita gestores municipais sobre importância da sinalização turística

Capacitação ocorreu dentro do projeto Qualifica Setu Gestores Municipais, desenvolvido pela Secretaria do Turismo do Paraná, com reuniões online mensais. Tema deste mês atende as necessidades das prefeituras para elaboração de projetos executivos.
25/04/2024 - 12:30

Gestores municipais de todas as regiões do Estado participaram, nesta quinta-feira (25), de uma qualificação sobre sinalização turística. Foram abordadas a importância das placas e suas características, de acordo com as mensagens que querem passar aos visitantes, além de critérios técnicos.

A capacitação online ocorreu como parte do projeto “Qualifica Setu Gestores Municipais”, da Secretaria estadual do Turismo, que promove encontros mensais com diferentes temas. O objetivo é oferecer informações para que o turismo ocorra de forma mais organizada e com mais qualidade no Paraná.

Para o coordenador de Qualificação do Turismo da Setu, Anderson Muniz Canizella, o projeto gera possibilidades para que os gestores municipais desenvolvam ações de maior impacto em suas regiões. “Quanto mais sinalizado um município ou ponto turístico está, mais visitantes ele atrai. Este é um indicativo que muitas vezes os gestores não se atentam, por isso, consideramos importante promover este tema. A partir do momento em que os gestores investem na sinalização turística, o trabalho de divulgação dos atrativos é potencializado”, disse.

SINALIZAÇÃO – Para falar sobre o tema deste mês, a reunião contou com a parceria do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR). Os participantes tiveram contato com os principais sistemas utilizados de sinalização – luminoso, sonoro e semafórico –, entre outros, além dos conceitos e parâmetros necessários para criar uma estratégia efetiva na captação de viajantes.

Outro ponto destacado foi a importância de elaborar projetos executivos seguindo critérios técnicos, conforme as regras do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e Detran-PR. Os técnicos da Setu reforçaram que um projeto de sinalização turística precisa receber, também, aprovação e validação da pasta.

“Sentimos essa carência de informações em muitos projetos que recebemos na Secretaria e, diante disso, não conseguimos dar prosseguimento para que as placas sejam instaladas. É muito importante esclarecer dúvidas e mostrar o caminho correto para que o Paraná seja o mais sinalizado e com mais agilidade”, destacou a coordenadora de Gestão e Sustentabilidade da Setu, Anna Vargas.