Estado busca novos investimentos em sustentabilidade em reunião com agência japonesa

O governador Carlos Massa Ratinho Junior se reuniu nesta quinta-feira (9), em Tóquio, com representantes da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) para buscar novas parcerias para o Paraná nas áreas de sustentabilidade e energias renováveis. Entre os projetos estão os planos de hidrogênio verde e biogás.
09/03/2023 - 11:40

O governador Carlos Massa Ratinho Junior se reuniu nesta quinta-feira (9), em Tóquio, com representantes da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), para buscar novas parcerias para o Paraná nas áreas de sustentabilidade e energias renováveis. Entre os projetos que o Estado busca implantar com o apoio da agência japonesa estão os planos estaduais de hidrogênio verde, biogás, recursos hídricos, agricultura sustentável e ações para mitigar os efeitos das mudanças climáticas.

A JICA tem um longo histórico de cooperação com o Estado, inclusive com a doação de um radar Banda X que faz o monitoramento meteorológico na Região Metropolitana de Curitiba, além de outras parcerias com a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil para a redução de risco de desastres.

Ratinho Junior destacou que a maior parte da matriz energética paranaense é composta por fontes renováveis, e que o Estado trabalha para fomentar ainda mais a geração de energia limpa. “O Paraná conta com a maior usina hidrelétrica do mundo, mas também tem investido em outras fontes renováveis de energia, com o apoio a produtores rurais para que instalem em suas propriedades usinas solares, de biogás e de biomassa”, explicou.

“Mas queremos diversificar ainda mais a matriz energética do Estado com inovações como o hidrogênio verde e outras fontes que reduzam a emissão de gás carbônico. Nossas diretrizes estão alinhadas com o desenvolvimento sustentável”, salientou o governador. “Somos referência mundial em sustentabilidade e reunimos todas as condições para ser referência nessa área não apenas com a produção energética, mas também na agricultura, no saneamento e em todos os setores da economia”.

HIDROGÊNIO VERDE – Um dos destaques nesse sentido é o fomento ao hidrogênio verde, explicou o secretário estadual do Planejamento, Guto Silva, que também compõe a comitiva paranaense no Japão. Segundo ele, o Paraná pode se tornar um polo no Brasil de produção do insumo, que é obtido sem a emissão de gás carbônico e é utilizado para alimentar maquinários pesados, indústrias e aviões.

“A JICA tem projetos históricos com o Paraná e agora viemos apresentar o que pretendemos para o futuro, tratando do plano do hidrogênio verde, de biogás, do novo plano hídrico estadual, para um uso sustentável da água, inclusive na agricultura, e também iniciativas para mitigar os efeitos das mudanças climáticas”, explicou Silva. “Tratamos desses projetos nessa reunião e agora vamos dar encaminhamento para ter acesso a recursos que vão beneficiar diretamente a população paranaense”.

Recentemente, uma iniciativa da Sanepar, com participação da Copel, foi aprovada na Finep – agência de financiamento de pesquisas ligada ao governo federal – com o objetivo de criar um projeto-piloto que vai transformar resíduos das subestações da Sanepar em hidrogênio verde a ser convertido em eletricidade para automóveis. O Parque Tecnológico de Itaipu e a Copel, que abriu uma chamada pública para atrair projetos tecnológicos nessa área, também lideram pesquisas na área.

PRESENÇAS – Participaram da reunião o vice-presidente Executivo da JICA, Junichi Yamada; a vice-presidente Sênior Katsura Miyazaki; e o diretor-geral para América Latina e Caribe, Manabu Ohara. Pela comitiva paranaense estavam presentes o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara; o secretário estadual de Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros; o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; o diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco; o coordenador do Plano Estadual Ferroviário, Luiz Henrique Fagundes; o deputado federal Luiz Nishimori; o deputado estadual Marcel Micheletto; e a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt.