Estado assina protocolo de intenções para potencializar as 19 Instâncias de Governança Turística

A Secretaria de Estado do Turismo (SETU) levou a Foz do Iguaçu as 19 Instâncias de Governança de Turismo (IGR). Elas estão expondo as belezas e sabores do Paraná nos balcões da 18ª edição do Festival das Cataratas, que começou nesta quarta-feira (31).
01/06/2023 - 09:10

O compromisso do governo estadual para o desenvolvimento das regiões marcou o primeiro dia de feira. O secretário de Estado do Turismo, Marcio Nunes, se reuniu com os representantes das IGR para falar sobre a missão da nova pasta e assinar um protocolo de intenções para ratificar o apoio do governo estadual na transformação do turismo no Paraná. “Não faltarão recursos para as obras de pequeno porte de paisagismo, sinalização, viagens e pequenas estruturas para todos os atrativos do Paraná”, afirmou.

Ele também detalhou o pacote de ações para o desenvolvimento do turismo apresentado à Assembleia Legislativa. Os projetos de lei preveem a criação de cinco programas: Paraná+Viagem; Paraná+Eventos; Paraná+Sinalizado, Paraná+Turismo e Paraná+Infra. A meta é incentivar o turismo regional e promover a inclusão social com viagens dentro do Paraná.

“Com o apoio do Estado, vamos concretizar mais sonhos de viagem e ainda divulgar nossos destinos turísticos, animando a economia de algumas regiões”, afirmou.

Marcio Nunes também reforçou a vocação estadual para a realização de grandes eventos e disse que praças e parques, além do turismo rural, vão ganhar cada vez mais importância entre os destinos turísticos.

O diretor de Marketing, Qualificação e Inovação Turística, Fábio Skraba, ressaltou o trabalho que a Secretaria está fazendo para dar mais visibilidade para os municípios que integram as IGRs. “Estamos todos voltados para valorização dos nossos destinos. Queremos atrair os visitantes dos outros estados, o turismo de negócio, que já é forte no Paraná, e incentivar as viagens regionais. Juntos vamos transformar o turismo no Paraná”, afirmou.

Para dar solidez às ações, Marcelo Martini, diretor de Gestão, Sustentabilidade e Qualificação Turística, disse que a pasta está realizando parcerias para capacitar os empreendimentos. “O objetivo é colocar pessoas qualificadas no mercado”, completou.

Ainda durante o encontro, a equipe da SETU apresentou um panorama do turismo religioso, oportunizando que cada região apresentasse seus atrativos e anunciasse os eventos programados, com possibilidade de compartilhar ideias. O segmento vem se destacando como uma das molas de propulsão do turismo regional.

IGR – As Instâncias de Governança Regionais unem representantes turísticos de determinadas regiões. Todas elas contam com Planos Estratégicos de Desenvolvimento do Turismo Regional. A estruturação da oferta turística pode ser potencializada, se considerada em sua dimensão regional, em que diversos municípios se integram e se complementam na prestação de serviços aos turistas, agregando valor aos territórios. As 19 regiões podem ser consultadas AQUI.