Estado, Itaipu e prefeitura viabilizam R$ 47,3 milhões para pavimentação em Cascavel

O governador Carlos Massa Ratinho Júnior esteve na cidade nesta sexta-feira (21) para formalizar os convênios. Os recursos serão utilizados para pavimentação de estradas rurais e da Avenida Piquiri.
21/10/2022 - 22:00

O governador Carlos Massa Ratinho Junior esteve nesta sexta-feira (21) em Cascavel, no Oeste do Estado, para formalizar convênios que somam R$ 47,3 milhões para obras de infraestrutura na cidade. O valor, que inclui recursos do Governo do Estado, Itaipu Binacional e da prefeitura, será utilizado na pavimentação de estradas rurais e da Avenida Piquiri.

Ratinho Junior também assinou um convênio de R$ 17,4 milhões para ampliação do Hospital do Câncer da Uopeccan, totalizando R$ 64,7 milhões de investimentos na cidade.

Dos recursos para obras, R$ 23 milhões serão destinados para a pavimentação da Avenida Piquiri. Outros R$ 24,3 milhões fazem parte de um convênio entre o Governo do Estado, Itaipu Binacional e a Prefeitura de Cascavel para viabilizar parte do projeto do Anel de Integração Rural, que prevê a pavimentação de 155 quilômetros de estradas rurais em sete distritos.

O governador destacou que as obras preparam Cascavel para o crescimento dos próximos 30 anos. “São obras fantásticas, que vão trazer um desenvolvimento ainda maior para a cidade, que é uma das que mais crescem no Paraná”, disse. “O agronegócio é muito forte aqui, com uma das produções mais expressivas do País. Por isso, a melhoria das estradas rurais é fundamental para ajudar a escoar essa rica produção”.

Neste primeiro momento, as obras abrangem a extensão de 30 quilômetros. O Governo do Estado repassou R$ 7 milhões, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, para a pavimentação de um trecho de nove quilômetros da Estrada Rio da Paz, até o distrito de Diamante. O investimento nesse projeto é de R$ 10,8 milhões, com contrapartida municipal de R$ 3,8 milhões.

Também será pavimentada a Estrada Novo Horizonte, no distrito de Sede Alvorada, com extensão de 20,7 quilômetros. O investimento é proveniente de um convênio entre a Itaipu e o município, com valor estimado de R$ 12,6 milhões, sendo R$ 4,2 milhões pagos pela Itaipu e R$ 7,8 milhões da prefeitura.

O prefeito Leonado Paranhos disse que o Paraná vive um novo momento e destacou que as parcerias darão continuidade às obras de mobilidade que estão acontecendo, tanto na cidade, como no interior.

“Só temos a agradecer ao Governo do Estado, governo federal e à Itaipu por essa grande parceria com Cascavel, que prepara a nossa cidade para o futuro e que garante obras que são fundamentais para nossa população”, disse.

ESTRADAS RURAIS – Cascavel tem uma malha viária de estradas rurais de 3,4 mil quilômetros e uma extensão territorial de 2 mil quilômetros quadrados, sendo um dos maiores municípios do Paraná, contando com mais de 5 mil famílias de produtores.

Segundo o secretário de Agricultura da cidade, Renato Segalla, a parceria entre o município e o Governo do Estado foi importante para o atendimento de uma reivindicação antiga da população.

“A pavimentação da Estrada Rio da Paz é uma reivindicação de mais de 30 anos dos moradores e da comunidade que reside naquela região. Este é um projeto muito abrangente para melhorar o escoamento da produção agrícola de Cascavel, que é um dos maiores produtores do Brasil”, disse Segalla.

Além dessas obras, o município firmou outro convênio recentemente com a Itaipu, no valor de R$ 29 milhões. Ele contempla obras de oito trechos do Anel Viário, nas estradas Novo Horizonte, São Roque do Lopel, San Martin, Peroba, Linha Scanagatta, Rio do Salto - Coluna Prestes, São Roque II/São Luiz e a Estrada da Bandeira, num total de 60 quilômetros de estradas rurais

AVENIDA PIQUIRI – A pavimentação da Avenida Piquiri era uma antiga solicitação da comunidade, e agora sairá do papel. Para que o município pudesse tocar a obra, a extensão da avenida, que era uma estrada estadual, foi municipalizada. O investimento será de R$ 23,7 milhões, por meio de um convênio com a Itaipu Binacional.