Esporte reforça ações de formação continuada e capacitação de profissionais e gestores da área

Escola do Esporte promoveu nos primeiros 100 dias da nova gestão do Estado ações com colaboradores para o planejamento estratégico da área, incluindo a preparação dos Jogos Escolares e encontro com representantes dos municípios.
21/04/2023 - 14:30

A formação continuada, a atualização de conhecimentos e a capacitação de profissionais do esporte e gestores públicos da área foram reforçadas desde o início deste ano. Em 2023, a Escola do Esporte já executou três grandes ações, duas delas com servidores da pasta.

Nos primeiros 100 dias desta segunda gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior, as atividades incluíram a oficina sobre o planejamento estratégico da área e o curso para os profissionais que atuam nos Jogos Escolares. Também foi realizado o encontro de gestores municipais de esporte, em Foz do Iguaçu, dias 13 e 14 de abril.

O coordenador da Escola do Esporte, Antônio Carlos Dourado, explica que, além de iniciativas próprias, as atividades ocorrem em parceria com universidades para certificar e valorizar a capacitação. “Temos essa característica de trabalho de atender as demandas, de forma integrada”, diz.

Dourado afirma que, embora as instituições de ensino superior ofertem formação de qualidade, é fundamental buscar aprimoramento e vivência constantes no mercado de trabalho para melhorar o desempenho dos profissionais e impulsionar o desenvolvimento do esporte. “São essas as oportunidades que a Escola do Esporte busca abrir aos profissionais”, afirma.

Há uma parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), que desenvolve, em conjunto com a Secretaria de Estado do Esporte, um modelo de pós-graduação a distância para gestores públicos municipais. O curso "Gestão Pública no Esporte", subsidiado com recurso da Paraná Esporte, já conta com mais de 300 alunos na segunda turma.

Outro exemplo é o trabalho conjunto com a Universidade Estadual de Londrina (UEL). Por meio do Programa de Atendimento à Sociedade (PAS) é possível fazer cursos e participar de eventos, com certificação de forma gratuita.

Além disso, a Escola do Esporte conta com três residentes técnicos de cursos de pós-graduação, nas áreas de tecnologia, com a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e de gestão pública, com a UEPG.

O coordenador da Escola do Esporte destaca que, ao mesmo tempo em que buscam lapidar conteúdos básicos, os cursos ampliam os conhecimentos técnicos e científicos, que são essenciais para as diferentes áreas do meio esportivo.

“Isso não apenas serve de suporte para o desenvolvimento de programas e projetos da secretaria e da Paraná Esporte, mas cria novas oportunidades para que novos profissionais possam compreender o esporte com qualidade”, explica.

Além disso, o programa quer criar interesse no método de conhecimento contínuo e buscar intercâmbio entre profissionais e diferentes entidades para estimular o relacionamento e a colaboração mútua. Outro objetivo da Escola de Esporte é promover a área de atividade física por meio de congressos, seminários e encontros.

100 DIAS – A  primeira ação realizada em 2023 foi a Oficina de Planejamento Estratégico, ofertada para todos os funcionários da Secretaria de Esporte e orientada pelo pesquisador Maurício Nunes Rodrigues, que ministrou palestra sobre inovação. O objetivo foi preparar os funcionários para o quadriênio 2023-2026.

“Todos os servidores estiveram imersos no plano estratégico da área de esporte do governo estadual, com a oportunidade de pensar o esporte e construir as principais metas para os próximos quatro anos”, explica Joselene Anjos, coordenadora de Planejamento Estratégico da Secretaria do Esporte.

De acordo com ela, os resultados já estão sendo trabalhados no processo de construção de instrumentos como Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA).

A segunda atividade do ano foi um curso de atualização para colaboradores que atuam nos Jogos Escolares, por meio de uma plataforma digital,  com o objetivo de facilitar o controle das inscrições. A mais recente foi um curso de atualização para treinadores de handebol, que aconteceu no recém-reformado Ginásio do Tarumã.

Outro passo do programa de capacitação da Escola do Esporte foi o VIII Encontro de Gestores do Esporte, que reuniu representantes dos municípios paranaenses. No evento foi lançada segunda etapa do programa O Esporte Que Queremos, que tem como intuito criar uma estrutura voltada ao aprimoramento, sistematização e integração das políticas esportivas do Paraná.