Esporte encerra temporada após atuação com foco na prevenção à Covid-19

Foram 37 dias de atuação e, além de atividades esportivas e de lazer, equipe da Superintendência do Esporte teve também profissionais da Saúde para levar informações sobre prevenção e combate ao coronavírus.
02/02/2021 - 08:57

Atividades esportivas e de lazer foram ofertadas pela equipe da Superintendência do Esporte durante 37 dias da temporada no Litoral. Neste ano, um dos destaques das ações foi a inclusão de profissionais da área da saúde para reforçar orientações e prestação de serviço para prevenção e combate ao contágio da Covid-19.

Mais de 100 pessoas, entre profissionais e universitários de Enfermagem, Educação Física e Turismo, além de 33 artistas circenses, levaram informações à população, de forma lúdica, sobre como aproveitar o verão e não deixar de se cuidar contra a doença.

No último dia de trabalho nas areias das praias paranaenses, as equipes de trabalho se despediram dos veranistas com muita alegria e ainda reforçando a importância de todos os cuidados contra a Covid-19. No total, 300 mil pessoas foram orientadas e receberam informações dos profissionais e universitários treinados pelo Governo do Estado para atuarem neste momento.

Os acadêmicos, de universidades públicas e privadas de várias regiões do Paraná, participaram de uma capacitação específica para atuar em atividades de verão durante a pandemia. Neste ano, tudo precisou ser repensado e o foco dos trabalhos foi saúde e prevenção. Para garantir a segurança de todos, as equipes fizeram testes de Covid-19 antes no início dos trabalhos e também outras vezes quando necessário.

Para a monitora de Enfermagem do Verão Consciente, Thamyris Galmacci, de Umuarama, no Noroeste do Paraná, a presença das equipes de saúde nas areias fez a diferença para os veranistas. “Foi um trabalho incrível. Uma oportunidade de aprendizado. As pessoas se sentiram seguras e acolhidas ao saber que profissionais de saúde estavam por perto para orientar e atender, caso necessário”, disse.

Levar universitários de educação física para as atividades do esporte no Verão Consciente foi uma ação de muita responsabilidade que agregou ao Estado, aos veranistas e, principalmente, aos estudantes, de acordo com o coordenador da arena esportiva do posto de Caiobá, Everton Feliciano Camargos. “Trabalhamos para levar saúde e orientação de forma lúdica. Não foi um trabalho fácil, mas foi feito com muito amor e, por isso, o sentimento que fica é de missão cumprida”, declarou.

EXPERIÊNCIA – O Verão Consciente foi a segunda temporada que o universitário de Educação Física, Stanley Matias, participou. “Foi um desafio enorme, pois passamos por um processo seletivo muito rigoroso, mas também fomos preparados pelos melhores profissionais para que a gente pudesse fazer um trabalho de qualidade neste verão tão diferente”, disse. “A gente percebe a alegria dos veranistas com o nosso trabalho e nada pode ser mais gratificante que isso”, completou o acadêmico de Educação Física.

Um dos diferenciais na conscientização lúdica no Verão Consciente foi a presença de artistas nas ações. Para a coordenadora das equipes circenses de Matinhos, Siciane Geruntho, a iniciativa do Governo foi recebida com entusiasmo pelos moradores e veranistas.

“É um trabalho de conscientização com a leveza que o circo traz. Falamos para as pessoas sobre a importância de elas usarem a máscara, por exemplo, de um jeito lúdico que só o circo consegue fazer. Então, nesses momentos as pessoas colocavam a máscara sorrindo, essa é a parte gratificante de todo o nosso trabalho de conscientização no Verão Consciente”, relatou a coordenadora das equipes circenses.

A acadêmica de Turismo, Bruna Letícia de Freitas, saiu de Campo Mourão, cidade do Centro-Oeste paranaense, para orientar os turistas sobre a importância de manter os cuidados contra a contaminação da Covid-19 durante os passeios de verão. “Foi um trabalho desafiador o trabalho de conscientização, mas extremamente necessário. No final da missão, o sentimento que fica é de saudade de tudo o que esse trabalho conseguiu agregar em minha vida”, contou.

AVALIAÇÃO A turista da cidade de Ponta Grossa, Roseli Czelusniak, disse que as orientações foram muito importantes e bem organizadas. “Seguir as dicas de prevenção vai da consciência de cada um, mas, sem dúvidas, todo esse trabalho na praia incentiva que as pessoas cuidem de si e também dos outros”, disse. Ela escolheu as praias de Guaratuba como destino para aproveitar o verão com a família.

Para André Luiz Ladeia, de Santa Isabel do Ivaí (Noroeste), o Governo do Estado cumpriu com o que ele esperava neste verão diferenciado. “A gente recebe muitas orientações sobre usar sempre máscara, manter o distanciamento social e a maioria das pessoas acaba seguindo isso. Infelizmente algumas insistem em não seguir as orientações, mas a parte do Estado é muito positiva. Cabe a cada um fazer a sua parte para aproveitar a praia sem esquecer da nossa realidade de pandemia”, afirmou.

Além do Litoral paranaense, as ações de conscientização contra a Covid-19 também aconteceram nas praias de água doce da região Noroeste do Estado. As ações iniciaram no dia 26 de dezembro de 2020 e seguiram até o dia 31 de janeiro em oito postos fixos, nos municípios de Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba e Porto Rico, e itinerantes em Guaraqueçaba, Morretes, Antonina e Paranaguá.