Espetáculo infantil “Lendas Brasileiras” une Balé Teatro Guaíra e Orquestra Sinfônica do Paraná

União entre Balé e Orquestra estará disponível para o público curitibano de todas as idades de 8 a 12 de outubro. Ingressos já estão à venda. “A Mula Sem Cabeça”, “Vitória-Régia”, “Caipora”, “Boto Cor-de-Rosa” e “Boitatá” aparecem em cena de forma totalmente inovadora.
Publicação
05/10/2022 - 13:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Já assistiu a um espetáculo de dança com música ao vivo? Essa experiência sem igual estará disponível para o público curitibano de todas as idades de 8 a 12 de outubro, com a estreia de “Lendas Brasileiras”. O espetáculo do Balé Teatro Guaíra (BTG) junto à Orquestra Sinfônica do Paraná faz uma releitura do folclore brasileiro por meio de contação de história, com o uso de bonecos e figurinos lúdicos e muita imaginação.

“É um espetáculo lúdico e com visual incrível. A música é executada ao vivo pela nossa Orquestra Sinfônica do Paraná”, comenta Cleverson Cavalheiro, diretor-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra. Ele também elogia a montagem. “A movimentação cênica e coreográfica é contagiante. Lendas Brasileiras vai ser emocionante e com certeza vai agradar nossas crianças mas também toda a família”, completa.

“Faz tempo que tínhamos o desejo de produzir uma obra infantil, e descobrimos uma grande riqueza no universo lendário brasileiro”, conta o coreógrafo e diretor do Balé Teatro Guaíra, Luiz Fernando Bongiovanni. “Queremos sair um pouco do realismo e entrar no universo do sonho, com bonecos maravilhosos e perucas coloridas para retratar personagens como o Boto Cor de Rosa, a Onça, o Caipora, entre outros”.

De toda a diversidade de contos orais da tradição brasileira, foram selecionados “A Mula Sem Cabeça”, “Vitória-Régia”, “Caipora”, “Boto Cor-de-Rosa” e “Boitatá”. Trechos dessas narrativas foram vestidos com a riqueza estética das pinturas de Anita Malfatti, com texto e dramaturgia assinados pelo diretor teatral e autor Edson Bueno.

As cinco histórias ganham narração do premiado ator Ranieri Gonzalez, num resultado inigualável, com cenografia, bonecos e figurinos de Ricardo Garanhani. “Não se trata de contar lendas do início ao fim, e sim trazer para a cena o que está nas entrelinhas”, explica Bongiovanni.

TRILHA MUSICAL INÉDITA – A trilha sonora de “Lendas Brasileiras” foi criada pelo renomado compositor Alexandre Guerra, a convite de Bongiovanni, e será executada pela Orquestra Sinfônica do Paraná, sob a regência do maestro José Soares. “Não é muito comum os balés contarem com trilha inédita e contemporânea, por isso fiquei muito feliz em convidar esse grande artista de carreira internacional, que volta ao Brasil para algo com sabor essencialmente brasileiro”, afirma.

Dançar com música ao vivo é uma tradição do BTG, a exemplo do sucesso “Romeu e Julieta”, sempre realizado ao som da Orquestra Sinfônica. Além desse, Bongiovanni já coreografou para o grupo paranaense obras como “Caixa de Cores”, “Carmen” e “O Lago dos Cisnes”.

A experiência multilinguagens também será levada a crianças do ensino público e de escolas especiais, com apresentações didáticas, acessíveis em libras e audiodescrição. “Para algumas crianças, esse será o primeiro contato com o folclore brasileiro, pois nos últimos tempos ele tem perdido espaço para tradições de outros países”, afirma Bongiovanni.

Ao longo de toda a programação de 2022, o BTG celebra duas datas fundamentais para a identidade da cultura nacional: o Bicentenário da Independência e o Centenário da Semana de Arte Moderna, que permeiam as escolhas de repertório.

"LENDAS BRASILEIRAS" – "Lendas Brasileiras" é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Tem como instituição beneficiada o Hospital Pequeno Príncipe e o patrocínio de: Aldo Solar, Distribuidora Nova Geração, Novaquest, Embrart Embalagens, Metisa, Reivax, Dicomp, Grupo Pegoraro, ALT Telecom, Petslife Produtos Veterinários, Transportes Treméa e Grupo Bacarin.

Serviço:

“Lendas Brasileiras” com o Balé Teatro Guaíra e a Orquestra Sinfônica do Paraná

Teatro Guaíra - Guairão, em Curitiba (PR)

Dias 8 (16h), 9 (10h30 e 16h), 11 (20h30) e 12 (16h) de outubro

Classificação etária: livre

Ingressos: inteira R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada) - AQUI

*Espetáculo de 08/10 acessível em libras e audiodescrição

GALERIA DE IMAGENS