Espaço estratégico para a Saúde na pandemia, Ginásio do Tarumã volta a receber atletas e público

Tradicional Ginásio Professor Almir Nelson de Almeida foi cedido pela Superintendência do Esporte para ser local de armazenamento e distribuição de EPIs, seringas, aventais, algodão, entre outros itens necessários para as equipes médicas, enfermeiros, técnicos e profissionais da saúde que estão na linha da frente no combate ao SARS-CoV-2.
10/11/2021 - 15:30

Uma parceria entre a Secretaria estadual da Saúde e a Superintendência Geral do Esporte garantiu local para armazenamento e facilidade logística de equipamentos de proteção individual (EPIs) e dezenas de outros ítens para enfrentamento da Covid-19. O Ginásio Professor Almir Nelson de Almeida, mais conhecido como Ginásio do Tarumã, que funcionou durante quase dois anos como ponto de apoio da Saúde na pandemia, foi liberado oficialmente nesta quarta-feira (10) e volta a receber atletas de públicos.

O espaço, cedido pela Superintendência Geral do Esporte à Secretaria de Estado da Saúde, foi essencial para o armazenamento e distribuição de equipamentos de proteção individual, seringas, aventais, algodão, entre outros itens necessários para as equipes médicas, enfermeiros, técnicos e profissionais da saúde que estão na linha da frente no combate ao SARS-CoV-2.

A Coordenação de Material e Patrimônio da Secretaria da Saúde, responsável pela administração do material armazenado no ginásio durante o tempo em que foi cedido, contabilizou 36.443.679 itens, que foram comprados pela própria secretaria, enviados pelo Ministério da Saúde ou doados por diversas instituições, totalizando cerca de R$ 105 milhões em equipamentos.

Somente de máscaras, de diferentes modelos, 33.175.625 unidades foram armazenadas e distribuídas aos hospitais e equipes das secretarias municipais da Saúde. Testes rápidos para detecção da Covid-19 (434.815), testes nasofaringeal Covid (427.600), aventais hospitalares (1.143.321), óculos de proteção (26.970), protetor facial (123.730) e toucas hospitalares (781.400) também fizeram parte do estoque.

URGÊNCIA Pela urgência da ocasião, a parceria entre os órgãos do Governo garantiu o armazenamento de todo o material, já que a central de abastecimento e suprimento da Secretaria da Saúde estava lotada com medicamentos e outros materiais e equipamentos utilizados para o enfrentamento à Covid-19.

“A finalidade deste ponto de apoio foi ajudar a Saúde no auge da pandemia, e cumpriu esse papel. Foi um espaço de armazenamento que colaborou para o trabalho dos profissionais da área, refletindo nos cuidados com a população e facilitando também a logística”, disse o secretário Beto Preto.

ESTRATÉGICO – Em janeiro deste ano, o local foi ponto estratégico para o início da vacinação no Estado. Com um estoque de 27 milhões de seringas e agulhas, que garantiam as duas doses de vacinação para os paranaenses, foi possível distribuir todo o material já organizado às Regionais de Saúde.

De acordo com o superintendente de Esporte, Helio Wirbiski, o ginásio vai passar em breve por reforma e reiniciar, depois de quase dois anos, as atividades esportivas.

“Quando começou a pandemia, fizemos um grupo de gestão para dar robustez ao sistema de Saúde. Foi uma força tarefa. E nos foi sinalizado que havia a necessidade de um centro de logística para armazenar medicamentos e equipamentos. Sentimos muito orgulho em ter contribuído. Me alegro em anunciar esta nova reforma do ginásio e de ter ajudado o trabalho do Governo do Estado no atendimento à população do Paraná”, disse Wirbiski.

Os equipamentos restantes e itens que ainda estavam no ginásio foram remanejados para a Coordenação de Material e Patrimônio e já estão sendo organizados para novas distribuições para as unidades de Saúde do Estado, por meio das 22 Regionais.