Entidades do transporte ressaltam importância da vacinação e agilidade do Estado

Representantes dos profissionais do transporte de passageiros, de cargas, de motoristas e cobradores destacam a iniciativa do Estado. Vacinômetro do Ministério da Saúde aponta que no Paraná, nestes primeiros dias, 27.596 doses já foram aplicadas.
30/06/2021 - 17:30

Dirigentes de entidades representativas do setor de transportes do Paraná ressaltaram nesta quarta-feira (30) a importância da iniciativa do Governo do Estado de vacinar os profissionais contra a Covid-19. Eles enfatizaram a exposição dos profissionais ao risco do contágio e a natureza da atividade, essencial para a mobilidade de pessoas e mercadorias.

A chegada de novas remessas da vacina contra a Covid-19 ao Paraná fez avançar a imunização de grupos prioritários e também da população em geral, de acordo com as faixas etárias estabelecidas pelo Plano Estadual de Vacinação. Dentro dos grupos prioritários com vacinação em andamento, o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, destacou os trabalhadores do transporte de passageiros e de cargas e dos caminhoneiros.

“Queremos vacinar todos os motoristas de caminhão, motoristas dos ônibus do transporte coletivo urbano, do transporte coletivo intermunicipal e interestadual, todos os que no dia a dia trabalham com transporte de pessoas e de cargas e que nos ajudam a fazer a atividade econômica funcionar. Esta é a orientação do governador Ratinho Junior”, afirmou Beto Preto.

O Vacinômetro do Ministério da Saúde aponta que no Paraná, nestes primeiros dias de vacinação do grupo de trabalhadores do transporte, 27.596 doses foram aplicadas, sendo 21.346 em caminhoneiros (14.660 doses únicas da Janssen) e 6.676 como primeira dose de outro imunizante. Mais 6.250 doses foram aplicadas em trabalhadores do transporte coletivo rodoviário: 4.694 da Janssen e 1.546 de imunizante de primeira dose de outro laboratório.

RECONHECIMENTO – Representantes da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar), que representa 224.160 profissionais, destacaram a necessidade de acelerar a imunização da categoria. “Eles estão trabalhando direta ou indiretamente com o público e com questões fundamentais da sobrevivência”, disse o presidente da entidade, Moacir Ribas Czeck.

“Estão expostos de forma até bastante perigosa aos riscos da infecção porque manuseiam mercadorias, bagagens, em contato direto com o público. Atuam no transporte urbano, intermunicipal, interestadual e até internacional, além de todo o grupo que trabalha internamente em garagens, fretamento, rodoviárias, entre outros”, afirmou Czeck.

O presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana, Anderson Teixeira, também enfatizou que a imunização da categoria é fundamental. “É muito importante. Neste período difícil de pandemia tivemos muitos trabalhadores do transporte que acabaram perdendo a vida no exercício da função”, disse.

EMPRESAS – Representantes de empresas do setor também ressaltaram a importância da vacinação. “Até porque este setor não parou em nenhum momento. É necessário que os que conduzem caminhões estejam vacinados. Somente desta forma teremos segurança em relação à qualidade de vida e saúde do nosso motorista”, afirmou o presidente da Federação das Empresas e Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar), Sérgio Malucelli.

“Da mesma forma, salientamos a necessidade de se vacinar todos os que participam da administração das empresas de transporte. É fundamental que neste momento a vacinação seja completa para todo o setor. Agradecemos imensamente também essa agilidade do Governo em efetivar a vacinação”, disse Malucelli.

A atuação permanente do setor em todo o período da pandemia foi o ponto destacado pelo presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga do Paraná (Setcepar), Marcos Egídio Batistella. “Estamos com alta expectativa em relação à imunização e entendemos que, como atividade essencial, precisamos ser vacinados para seguir com o trabalho de entrega e transporte de forma célere e segura”, afirmou.

VACINADORES – O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto fez um reconhecimento, também, aos profissionais que estão levando a vacina aos paranaenses. “Mais uma vez quero agradecer a todos os municípios e seus vacinadores, que têm sido exemplares no cumprimento desta ação de levar o imunizante à população”, arrematou.