Encontros virtuais aproximam estudantes paranaenses e canadenses

A iniciativa contemplou 15 alunos das sete universidades estaduais, matriculados nos cursos do Paraná Fala Inglês e do Paraná Fala Francês, e outros cinco universitários da UQAM. Denominada de Mobilidade Virtual Internacional Jumelage, a ação permitiu interação nos tempos de pandemia.
06/08/2021 - 15:00

O Paraná Fala Idiomas, programa desenvolvido pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo do Estado, promoveu um série de encontros de intercâmbio on-line entre estudantes brasileiros e canadenses nas últimas semanas. Denominada de Mobilidade Virtual Internacional Jumelage, a ação contou com o apoio e parceria da Universidade do Quebec em Montreal (UQAM, sigla em francês para Université du Québec à Montréal).

A iniciativa contemplou 15 alunos das sete universidades estaduais, matriculados nos cursos do Paraná Fala Inglês e do Paraná Fala Francês, e outros cinco universitários da UQAM. Os estudantes paranaenses foram selecionados a partir da comprovação de nível linguístico, conforme o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (Common European Framework of Reference for Languages – CEFR), padrão internacional para proficiência de idiomas.

A coordenadora do programa Paraná Fala Idiomas, professora Eliane Segati Rios, destacou a importância da internacionalização nas instituições estaduais de ensino superior paranaenses. “Essa é uma oportunidade que contribui sobremaneira para o desenvolvimento linguístico dos alunos. Por isso, é essencial esse contato com línguas estrangeiras em situações reais de uso dos idiomas”, afirmou.

Ela explicou que essa mobilidade virtual possibilitou a prática e fluência nas línguas inglesa e francesa. “Em encontros informais, os participantes puderam se apresentar e conversar sobre hobbies, culturas, estudos e outras atividades relacionadas ao período da pandemia do novo coronavírus”, elencou a coordenadora.

“Os estudantes canadenses ficaram muito contentes em participar dessa atividade de mobilidade e ainda aprenderam um pouco sobre a cultura do Brasil e do Estado Paraná. Foi muito divertido”, apontou o professor da UQAM, Carey Nelson.

PARCERIA – O Governo do Estado do Paraná e o Ministério das Relações Internacionais e da Francofonia da Província de Quebec desenvolvem ações conjuntas, no âmbito do programa Paraná Fala Idiomas, por meio de um acordo de cooperação, firmado em 2018, entre os dois entes governamentais.

Segundo o escopo do programa, com o aprimoramento das capacidades de comunicação científica e acadêmica em língua estrangeira dos estudantes paranaenses, os cursos de graduação e pós-graduação podem conquistar de maneira mais rápida patamar compatível com os das melhores universidades nacionais e estrangeiras.