Encontro da Saúde discute segurança do paciente em atendimento hospitalar

Atendimento humanizado dos usuários do SUS foi abordado na reunião do Comitê Multidisciplinar de Qualidade e Segurança em Saúde. Cerca de 50 profissionais das unidades próprias, hospitais universitários e da Vigilância Sanitária do Estado participaram do encontro.
Publicação
21/03/2023 - 12:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Com objetivo principal de alinhar ações relacionadas a atividades práticas que promovem a segurança do paciente no ambiente hospitalar, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizou nesta terça-feira (21) a primeira reunião do Comitê Multidisciplinar de Qualidade e Segurança em Saúde. Cerca de 50 profissionais das unidades próprias, hospitais universitários e da Vigilância Sanitária do Estado participaram do encontro.

Entre os assuntos discutidos estiveram a redução dos eventos adversos da prestação do cuidado hospitalar; a qualificação da assistência à saúde, com foco na melhoria contínua e satisfação do paciente, e a redução de custos associados ao manejo, como tempo de permanência no hospital, tratamento de infecções hospitalares, lesões por pressão, entre outros.

“Promover atendimento humanizado com foco na qualidade e segurança da assistência prestada ao paciente é um dos pilares do Governo do Estado para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde. Reuniões como esta são extremamente pertinentes para fomentar a discussão para a melhoria da prestação de serviço ao usuário que procura algum tipo de assistência hospitalar”, disse o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

De acordo com Guilherme Graziani, diretor das Unidades Próprias do Estado, o intuito da reunião foi discutir protocolos para o bem-estar geral e a segurança do paciente. “Ao entrar na unidade assistencial o paciente já está fragilizado e nós, como profissionais de saúde, precisamos fazer com que essa pessoa se sinta acolhida e seja tratada com a máxima segurança. Por isso, discutir os protocolos e processos de trabalho pensando no cuidado e bem-estar é primordial”, enfatizou.

GALERIA DE IMAGENS