Encontro com autoridades nacionais discute Plano de Redução de Mortes no Trânsito

Reunião foi Detran-PR entre órgãos estaduais e o secretário nacional do Trânsito, Frederico Carneiro. Órgãos apresentaram suas propostas e programações direcionadas ao Plano Nacional.
31/01/2022 - 17:20

O Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) foi o tema de uma reunião do diretor-geral do Departamento do Trânsito do Paraná (Detran-PR), Wagner Mesquita, e órgãos estaduais e autoridades do setor com o secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro. O encontro foi no último dia 21, na Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), em Curitiba.

O plano tem como objetivo juntar informações de ações de órgãos e entidades que compõem o Sistema Nacional de Trânsito (SNT) e buscar soluções para reduzir o número de mortes e lesões no trânsito.

“Quando falamos em Pnatrans, essa integração é fundamental. O lema ‘Juntos, salvamos vidas’ já convida os órgãos de trânsito e toda sociedade para trabalhar em conjunto. É importante que todos os órgãos pensem e discutindo como melhor implementar esse importante plano para a sociedade”, disse Carneiro.

No encontro, órgãos e entidades apresentaram suas realidades e suas necessidades relacionadas ao trânsito e suas propostas e programações direcionadas ao Pnatrans.

Participaram as secretarias estaduais da Educação e do Esporte e a da Saúde; o Conselho Estadual de Trânsito (Cetran); Polícia Civil; Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT); Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), Polícia Rodoviária Federal; Batalhão de Polícia de Trânsito de Curitiba; Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual; Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito; autoridade de trânsito da Prefeitura de Umuarama; e Observatório Nacional de Segurança Viária.

“Foi de grande valia o encontro com nossos parceiros. Conseguimos conhecer um pouco mais sobre a realidade de cada órgão, de cada entidade. As explicações e apresentações possibilitaram que ideias em torno de um único objetivo: a redução e mortes no trânsito”, disse Wagner Mesquita. “São parcerias que irão gerar grandes resultados”.

VERÃO – Ainda cumprindo agenda no Paraná, o secretário Nacional de Trânsito viajou para o Litoral para conhecer as ações realizadas pelo Detran-PR na operação Verão Paraná – Viva a Vida. Ele pode acompanhar de perto as ações de educação realizadas com crianças e adultos, e conferir todos os serviços que o Detran oferece aos veranistas durante a temporada.