Empresários paranaenses conhecem oportunidades de negócios com empresas da Silésia

O evento foi organizado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) em parceria com a Invest Paraná - agência de negócios do Governo Estadual - e o Centro Internacional de Negócios do Paraná (CIN/PR) no câmpus da Indústria do Sistema Fiep em Curitiba.
Publicação
19/04/2023 - 17:30

Confira o áudio desta notícia

Empresários paranaenses conheceram nesta quarta-feira (19) oportunidades de negócios com empresas da província da Silésia, região mais industrializada da Polônia, com forte atuação na indústria automotiva, metalúrgica, de aviação, além da produção de equipamentos médicos e inovação.

A comitiva do país europeu, que no início da semana assinou termo de cooperação com o Governo do Estado, participou do seminário “Brasil-Polônia: novas possibilidades de negócios com a região da Silésia”. O evento foi organizado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) em parceria com a Invest Paraná - agência de negócios do Governo Estadual - e o Centro Internacional de Negócios do Paraná (CIN/PR) no câmpus da Indústria do Sistema Fiep em Curitiba. A visita da comitiva é uma articulação da Superintendência de Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná.

Uma rodada de negociação foi promovida no seminário, na qual empresas paranaenses tiveram contato com produtos e soluções de companhias polonesas de atividades variadas, como biotecnologia, equipamentos médicos, softwares, tratamento de água em processos industriais, entre outros.

“Trazer investimentos qualificados ao Paraná é uma premissa da gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior. Por isso é importante receber comitivas internacionais, as quais são assessoradas por nossas equipes para que consigam fechar os melhores negócios para o nosso Estado”, afirmou o secretário estadual de Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros.

O diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco, explica que a rodada de conversas do seminário nesta quarta é a porta de entrada para que as empresas paranaenses fechem negócios com os representantes poloneses.

“É muito importante receber delegações de fora do país para esse contato direto. Isso ajuda na atração de investimentos internacionais ao Estado, confirmando o bom ambiente de negócios aqui. Ou seja, podemos usar as soluções que eles apresentaram para melhorar nossa produção, bem como alguma dessas empresas podem se instalar aqui para replicar suas atividades no Paraná”, enfatizou.

O representante da Invest Paraná cita o caso de uma das empresas da Silésia que pode se virar fornecedora de indústrias automobilísticas do Paraná, estado com o segundo maior polo do setor no Brasil. Há também uma empresa de logística da Silésia que demonstrou interesse em abrir uma franquia no Estado.

“Vale lembrar que geralmente uma indústria não vem sozinha. Ela pode buscar um parceiro aqui para replicar sua atividade, já que no Brasil, por ser um país continental, qualquer empresa que se instale aqui ganha escala automaticamente”, avaliou Rocco.

O presidente da Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, destacou aos empresários poloneses a força econômica do Paraná, que em 2022 superou o Rio Grande do Sul e se tornou a quarta maior economia do Brasil. “O Paraná tem uma relevância significativa na industrialização no Brasil, incluindo o setor agroalimentar, por meio das nossas exportações. Por isso, precisamos muito desta integração em tecnologia, unir a experiência e a tradição da Silésia com a nossa capacidade de mercado. Juntos, fomentaremos essa parceria de negócios”, ressaltou.

A vice-governadora da província da Silésia, Anna Jedynak, destacou o interesse de a comitiva retornar à Polônia com bons acordos comerciais com o setor produtivo paranaense. "A Silésia é uma região bem industrializada e temos boas bases logísticas. Temos possibilidades de parceria e já queremos sair daqui com contatos firmados e acordos concretos tanto na área automotiva, logística, de educação, empreendedorismo”, destacou.

“Na Silésia temos apoio da União Europeia para promover e impulsionar negócios com nossos parceiros e para trocarmos experiências, seja de tecnologia, energia, entre outras. Sei que o Paraná tem soluções energéticas que buscamos e esse deve ser o início de uma grande parceria de cooperação", acrescentou Anna Jedynak.

SEMINÁRIO – O seminário “Brasil-Polônia: novas possibilidades de negócios com a região da Silésia” teve apoio também da Upper Silesian Fund e do Consulado Geral da Polônia em Curitiba. O evento teve também a presença do presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; do presidente da Upper Silesian Fund, Bartłomiej Babuska, e da cônsul-geral da Polônia, Marta Olkowska.

GALERIA DE IMAGENS