Em visita à Movelpar, governador destaca força das indústrias moveleiras do Paraná

Ratinho Junior ressaltou que esta é maior edição da feira de móveis de Arapongas tanto em empresas participantes quanto em volume de negócios fechados. Ele também comemorou a presença de importadores de 18 países no evento, demonstrando o crescente potencial de exportação da produção regional.
01/02/2024 - 14:20

Durante a sua visita à Arapongas nesta quinta-feira (1), onde inaugurou um novo pronto socorro com 140 leitos, o governador Carlos Massa Ratinho Junior também aproveitou para participar do último dia da Movelpar Home Show. No evento, que é o maior do segmento no Brasil, ele exaltou a força da feira e do setor moveleiro do Paraná como um todo, em especial das indústrias instaladas em Arapongas e região.

“É uma alegria participar da Movelpar mais uma vez, especialmente nesta que é a maior edição da história tanto em indústrias participantes quanto em volume de vendas”, disse Ratinho Junior, referindo-se aos 160 expositores e cerca de 17 mil visitantes esperado, que juntos devem ultrapassar o volume de operações da edição passada, quando foram movimentados cerca de R$ 650 milhões.

“O sucesso da Movelpar reflete o sucesso do parque moveleiro de Arapongas, que é uma referência para o Brasil e também para fora do Brasil, tendo em vista que tivemos aqui rodadas negócios com representantes de 18 países”, acrescentou o governador.

De acordo com o Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas (SIMA), o polo engloba 42 municípios da região e representa 10% de toda a produção nacional de móveis. Atualmente, 1.009 empresas moveleiras atuam na região, empregando cerca 19,5 mil pessoas em toda a cadeia produtiva. Apenas em Arapongas funcionam 367 plantas industriais.

Atualmente, os móveis produzidos na região chegam a 60 países das Américas, Europa, Ásia, Oriente Médio e África. O volume de vendas internacionais faz com que a região responda, sozinha, por 12% dos móveis exportado pelo Brasil em valores.

Os números fizeram com que, em novembro de 2023, a cidade fosse oficialmente intitulada como a Capital Moveleira Nacional. O título foi concedido pelo governo federal com a publicação da Lei 14.728/2023, resultado do projeto de lei que tramitou no Congresso Nacional.

As recentes conquistas fizeram com que a organização da Movelpar Home Show e o SIMA optassem por torná-la anual, em substituição ao antigo sistema que funcionava a cada dois anos. Assim como nas edições anteriores, a de 2024 conta com o apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviço, Fomento Paraná e o Banco Regional de Desenvolvimento (BRDE)

“Este reconhecimento nacional que Arapongas recebeu, assim como o crescimento da Movelpar, são garantias de que novos empregos vão continuar a ser gerados na região. Com a Movelpar sendo realizada anualmente, as fábricas e empresas terão uma capacidade de vender e exportar ainda mais”, concluiu Ratinho Junior.