Em parceria com a União, Paraná amplia equipes de saúde de diversos municípios

Serão 148 novas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) em 40 municípios e outras 147 equipes de Atenção Primária (EAP) em 43 cidades. As equipes atuam em um conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas.
10/05/2023 - 17:00

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em parceria com o Ministério da Saúde, fará o credenciamento de novas equipes para fortalecer os serviços destinados à Atenção Primária em todo o Paraná. Ao todo, serão 148 novas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) em 40 municípios e outras 147 equipes de Atenção Primária (EAP) em 43 cidades.

Para fortalecer a ação, o Ministério vai destinar um repasse mensal de R$ 20 mil para cada equipe de ESF, além de R$ 10 mil para cada equipe de EAP. Os valores somam mais de R$ 4,4 milhões ao mês.

“Esta é uma ação importante, pois reforça a capacidade de atuação naquela que consideramos uma das principais linhas do atendimento no Estado, que é realizada por profissionais que atuam nas Unidades Básicas e também nos Postos de Saúde”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. “O Governo do Paraná tem realizado grandes investimentos nessa área e este apoio nos permite avançar ainda mais”.

As equipes atuam em um conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção e diagnóstico. Elas não contribuem somente para a atuação municipal, mas têm um grande papel na regionalização dos serviços de saúde.

“São mais investimentos para quem mais precisa. Sempre destacamos que o papel primordial do Estado é garantir que o atendimento chegue até a porta da casa das pessoas. Por isso, todo recurso possui sua validade e contribui para garantir que nenhum paranaense fique desassistido”, afirmou o secretário.

Confira os municípios contemplados:

Em parceria com Ministério da Saúde, Paraná irá credenciar novas equipes para reforçar Atenção Primária