Em busca de investimentos, governador se reúne com órgão de desenvolvimento dos EUA

Comitiva paranaense foi recebida pela diretora da International Development Finance Corporation, Agnes Dasewicz. Ratinho Junior apresentou projetos executivos voltados à área de infraestrutura no Estado que podem receber recursos internacionais.
Publicação
11/05/2023 - 18:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Com o objetivo de ampliar as fontes de recurso a serem utilizados nos projetos de infraestrutura do Paraná, a comitiva estadual liderada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior esteve na sede da International Development Finance Corporation (DFC). A instituição de desenvolvimento do Governo dos Estados Unidos, localizada na capital do país, Washington, fornece empréstimos e investimentos diretos de capital para projetos de desenvolvimento liderados pelo setor privado.

Durante o encontro com a diretora de Operações da DFC, Agnes Dasewicz, Ratinho Junior falou sobre o pacote de concessões das rodovias federais e estaduais do Paraná, cujo primeiro lote será leiloado em 25 de agosto. Ele também detalhou o processo de Parcerias Público-Privadas que será utilizado para viabilizar novos investimentos em saneamento básico, em que a primeira concorrência está marcada para julho, e apresentou o projeto da Nova Ferroeste, cuja expectativa do Governo do Estado é obter a licença ambiental ainda neste ano.

“Apresentamos à diretora da DFC dados econômicos e geográficos que demonstram os diferenciais competitivos do Paraná, além de ressaltarmos que o Estado é atualmente uma referência nacional em sustentabilidade e lidera os índices de educação pública”, relatou o governador.

Ratinho Junior também destacou que o Paraná lidera a produção de carne de peixe e frango do Brasil, além de estar entre os primeiros estados na produção de carne suína e grãos. “Temos um PIB estadual maior do que o Uruguai, Paraguai e Bolívia juntos e estamos buscando parcerias e investimentos com diversos fundos e agências do mundo para captar recursos aos diversos projetos de infraestrutura que temos prontos”, acrescentou.

“Nosso objetivo é continuar aumentando a produção de alimentos de forma sustentável e fomentar a indústria de transformação, aumentando o valor agregado deles”, concluiu o governador.

DFC – A DFC foi constituída em 2019 a partir da fusão de outros órgãos financeiros, fundos de investimento e empresas ligadas ao setor. Ao final do encontro com o Governo do Paraná, a diretora de Operações da instituição lembrou que a DFC já possui atuação consolidada no Brasil e se mostrou animada a firmar parcerias com o Estado, em especial em projetos de infraestrutura ou de saúde, áreas em que o órgão já atua.

Entre as iniciativas financiadas pela instituição, destacam-se os setores de energia, saúde, infraestrutura crítica, tecnologia, inovação e mudança climática. No Brasil, a DFC já contava com uma carteira ativa de projetos que totalizam mais de US$ 1 bilhão, entre os quais uma garantia de carteira de empréstimo de US$ 50 milhões para apoiar a biodiversidade e a conservação da Amazônia.

No Brasil, o órgão também participa de ações ligadas ao diagnóstico da saúde da mulher; prestação de serviços de iluminação pública e infraestrutura; além de fornecer recursos para empresas brasileiras que promovam ações climáticas e sustentabilidade ambiental.

GALERIA DE IMAGENS