Em Rio Branco do Sul, projeto Sedef nos Municípios destaca programas para a juventude

Iniciativa da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família leva para os municípios informações sobre os programas da pasta, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vidas pessoas. Nesta edição, um dos assuntos tratados foi o ID Jovem.
Publicação
04/04/2023 - 17:57

Confira o áudio desta notícia

O município de Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, recebeu nesta terça-feira (04) o projeto Sedef nos Municípios, de descentralização da secretaria estadual do Desenvolvimento Social e Família. A iniciativa tem por objetivo levar aos técnicos locais informações sobre programas e ações da pasta, que podem melhorar a vida das pessoas. O evento teve a participação de representantes de municípios da região, além de Curitiba. O ponto de destaque foi a divulgação do Programa ID Jovem, que é realizado em parceria com o governo federal.

Rio Branco do Sul foi o segundo a receber o projeto. Nesta edição, a novidade foi a parceria com a Secretaria da Administração e da Previdência, por meio da Escola de Gestão do Paraná, que entregou aos participantes a certificação de capacitações em áreas de atuação da Sedef, como criança e adolescente, juventude, pessoa com deficiência e assistência social.

JOVEM - O ID Jovem é um documento destinado a pessoas entre 15 e 29 anos, estudantes ou não, pertencentes à família com renda mensal até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do governo federal. O Paraná possui 953.401 jovens inscritos no Cadúnico, ou seja, que estão em situação de vulnerabilidade.

O documento garante uma série de direitos a este público, previstos no Estatuto da Juventude, como desconto de 50% em cinemas, teatros, shows e outros eventos; duas vagas gratuitas e duas vagas com 50% de desconto no transporte interestadual, por veículo, embarcação ou comboio ferroviário, e isenção do pagamento de taxa para emissão de Carteira de Identidade Estudantil.

“Essa é a ideia do projeto Sedef nos Municípios, levar aos técnicos locais inciativas que podem auxiliar na melhoria da qualidade de vida das pessoas. A juventude precisa do nosso olhar, de cuidados, pois é uma faixa etária que muitas vezes está à margem da sociedade, em um momento em que o jovem não está trabalhando e nem estudando. Por isso, estamos intensificando as informações sobre esse programa”, disse o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni.

POLÍTICA ESTADUAL - A Coordenadoria da Política Estadual da Juventude é responsável por articular e garantir o desenvolvimento de projetos e políticas públicas direcionada aos jovens paranaenses de 15 a 29 anos, de acordo com o Estatuto da Juventude (Lei 12.852/ 2013).

No encontro, além da coordenadoria da Política Estadual da Juventude, representantes dos setores de criança e adolescente, pessoa com deficiência e assistência social apresentaram programas e projetos para os municípios. De acordo com a prefeita de Rio Branco do Sul, Karime Fayad, essas ações de descentralização são essenciais para os técnicos e para a aproximação de ideias. “As pessoas ficam mais dispostas a ouvir e discutir ações importantes para termos ainda mais conhecimento técnico”, disse ela.

Para a secretária de Assistência Social de Colombo, Elis Lazarotto, o encontro é uma oportunidade para conhecer as novas secretarias criadas nesta atual gestão e, também, para a troca de experiências. “Podermos encontrar os colegas e trocarmos casos de sucesso, melhorias na execução dos programas e discutirmos o que podemos fazer melhor. É uma iniciativa muito importante, que nos enriquece muito”, relatou.

Participaram do encontro em Rio Branco do Sul os municípios de Adrianópolis, Almirante Tamandaré, Bocaiúva do Sul, Curitiba, Campina Grande do Sul, Cerro Azul, Campo Magro, Colombo, Doutor Ulysses, Itaperuçu, Quatro Barras, Piraquara, Pinhais e Tunas do Paraná. Todos os técnicos que se inscreveram previamente pela Escola de Gestão, receberão seus certificados nos próximos dias.

GALERIA DE IMAGENS