Em Ponta Grossa, policiais penais têm atendimento psicológico com apoio da Unicesumar

02/06/2023 - 10:20

A Polícia Penal do Paraná (PPPR), através de sua Coordenação Regional localizada em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, promove, em parceria com a universidade Unicesumar, uma importante iniciativa voltada para o cuidado e bem-estar dos policiais que atuam nas unidades do município.

A iniciativa tem como objetivo fortalecer o trabalho psicossocial voltado aos policiais, oferecendo um espaço de acolhimento, orientação e apoio emocional. Através dessa parceria, estagiários de psicologia da Unicesumar oferecem atendimentos especializados direcionados aos agentes. Esses atendimentos visam fornecer suporte psicológico e auxiliar na promoção de saúde mental adequada.

O diretor-adjunto da Polícia Penal do Paraná, Maurício Ferracini, vê esta iniciativa com bons olhos. Ele destaca que esta ação tende a ser uma referência para outras regiões do Estado. "A Polícia Penal do Paraná tem se aproximado muito do ambiente universitário, trazendo esses profissionais e com eles o público acadêmico para que tratem nossos profissionais e acompanhem suas rotinas, contribuindo com o trabalho de execução penal”, disse.

“Este projeto tem uma grande importância porque o ambiente da segurança pública demanda atenção com a saúde física e mental. Essa aproximação tem sido uma política pública de Estado. Isso tem feito com que regiões desenvolvam programas em várias áreas", afirmou.

Segundo o coordenador regional da Polícia Penla de Ponta Grossa, William Ribas, a parceria com as universidades tem sido fundamental para ampliar os serviços de assistência voltados aos policiais. “Reconhecemos a importância do cuidado com a saúde mental desses profissionais, proporcionando um ambiente de trabalho mais saudável e contribuindo para o desenvolvimento de suas atividades no sistema prisional”, destaca.

Quem lidera este projeto pioneiro é Renata da Rocha Frota, responsável pelo setor de Psicologia da Coordenação Regional da PPPR de Ponta Grossa. “A presença dos estagiários de Psicologia nas unidades prisionais traz benefícios significativos para os policiais, permitindo que tenham um espaço de escuta qualificado e apoio psicológico em suas demandas pessoais e profissionais, além de receberem orientações específicas para lidar com os desafios da profissão”, afirma.