Em Morretes, BR-277 ficará liberada parcialmente para tráfego de veículos até 18h

Uma das quatro pistas alterna o tráfego de quem sobe ou desce a Serra do Mar. Novo bloqueio total está previsto a partir das 18h até o amanhecer desta segunda-feira.
16/10/2022 - 16:00

Uma equipe formada por geólogos do Instituto Água e Terra (IAT) e técnicos da Defesa Civil e do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) voltou ao quilômetro 42 da BR-277, em Morretes, neste domingo (16). O tráfego foi liberado em sistema de pista simples no local do deslizamento.

Os veículos que sobem e descem a serra se alternam num trecho de um quilômetro. A encosta permanece encharcada e ainda oferece risco de novos deslizamentos, segundo a equipe. A pista no sentido Paranaguá continua interditada e os motoristas devem utilizar um desvio feito por uma das faixas no sentido Curitiba.

Para garantir a segurança dos usuários da rodovia, a circulação de veículos será totalmente interditada a partir das 18h e voltará a ser aberta no início desta segunda-feira. Equipes da Defesa Civil, Polícia Rodoviária Federal e do DNIT permanecem no local onde monitoram as condições e auxiliam com orientações no trânsito.

Os motoristas que pretendem seguir para a região do litoral paranaense, ou do litoral para a capital, em veículos de pequeno porte, devem procurar rotas alternativas. Transportadores de carga devem aguardar até a liberação do tráfego para seguir em direção à BR-277 evitando, assim, a formação de filas e congestionamentos que possam dificultar a operação das equipes que atuam na região.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) alerta que o tráfego de veículos pesados não é permitido pela Estrada da Graciosa (PR-410). A via está disponível somente para veículos de passeio e, por sua natureza histórica e função mais turística, também não é recomendável que ela receba o tráfego regular de veículos da BR-277.

Atualizações sobre o bloqueio da rodovia BR-277 estão disponíveis no perfil do Twitter, que é alimentado com informações do Centro de Operações Integradas (COI) do DER.

INÍCIO – O primeiro desmoronamento de pedras ocorreu na madrugada de sábado (14) e bloqueou a pista da BR-277 na altura do km 42, no sentido Litoral. Geólogos do Instituto Água e Terra e técnicos da Defesa Civil estiveram durante a tarde no local, que fica próximo do Viaduto dos Padres, em Morretes, para avaliação. Segundo a Defesa Civil não houve vítimas.

Funcionários do DER/PR ainda trabalham na fragmentação e remoção dos grandes blocos de pedra que provocaram a interdição inicial. A chuva constante das últimas semanas mantém o solo encharcado.

DESABRIGADOS NO INTERIOR – No Interior do Estado, a chuva da última semana ainda mantém 176 pessoas desalojadas em Francisco Beltrão, Dois Vizinhos, Pato Branco, Coronel Vivida, Bom Sucesso do Iguaçu e Salgado Filho. Em Francisco Beltrão 105 moradores ficaram desabrigados, hoje 37 pessoas ainda estão em abrigos do município. A Defesa Civil forneceu colchões, cobertores, produtos de higiene pessoal e de limpeza para as prefeituras.