Em Apucarana, encontro sobre turismo religioso tem palestras e visita a roteiro da fé

Evento reuniu o Grupo de Trabalho e cerca de 100 pessoas com objetivos de fortalecer o segmento e discutir os preparativos do 5º Fórum Paranaense de Turismo Religioso. Eles também visitaram atrativos turísticos que integram o Roteiro da Fé de Apucarana.
Publicação
08/11/2022 - 16:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Grupo de Trabalho (GT) de Turismo Religioso do Paraná reuniu-se nesta terça-feira (08) no Cine Teatro Fênix, em Apucarana (Vale do Ivaí), para discutir as possibilidades e potencial do segmento em todo o Paraná. Foi o primeiro evento do GT 100% presencial pós-pandemia de Covid-19. Durante o dia, representantes do município, autoridades religiosas e integrantes do Grupo de Trabalho conversaram sobre temas como fé e renda gerados pelo turismo religioso.

Eles também visitaram atrativos turísticos que integram o Roteiro da Fé de Apucarana, composto por 27 espaços religiosos catalogados. O grupo esteve na Catedral Nossa Senhora de Lourdes, no Santuário São José, sala de iconografia da Sagrada Família, o Monumento à Bíblia, nos parques São Francisco de Assis, Santo Expedito e Redenção, além da Gruta Nossa Senhora de Lourdes. Integram a rota igrejas católicas, evangélicas, metodistas e ortodoxas; centros espíritas; exposição iconográfica; parques; monumentos; memoriais; e um templo budista.

No encontro, o coordenador-geral do grupo e representante da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, Eliseu Rocha, ministrou a palestra “Fé, obras, emprego, trabalho e renda”, aberta ao público e convidados, e o vice-presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí Turismo (Amuvitur), Fábio Couto, palestrou sobre o Caminho Jesus das Santas Chagas, além de contribuições pontuais de lideranças de rotas do segmento.

O Grupo de Trabalho debateu o potencial do turismo religioso do Paraná, junto com representantes de diversas cidades. Também foi tema a realização do 5º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que acontece de 15 a 17 de março de 2023, em Paranaguá, no Litoral do Estado.

Segundo o coordenador-geral do GT, desde o início dos trabalhos, em 2020, o segmento religioso tem se consolidado como um dos principais focos do Estado. “Estamos discutindo o turismo religioso e tudo aquilo que ele agrega. São igrejas, templos de todas as matrizes religiosas, para que exista uma partilha de experiências e, assim, um possa ajudar o outro no desenvolvimento desse segmento”, afirmou Rocha.

“A gente fala do turismo religioso, mas quando vamos em uma cidade, temos que nos alimentar, nos hospedar, isso agrega a gastronomia e os serviços. Uma gruta, cachoeira, agrega o turismo de aventura, além do potencial rural. São diversos segmentos contribuindo entre si”, completou.

É justamente essa união de segmentos que tem feito o turismo de Apucarana crescer, ressalta a secretária de Promoção Artística, Cultural e Turística da cidade, Maria Agar Borba. “O turismo religioso é um importante ponto do turismo local e regional. Recebemos muitas visitas em épocas de encontros religiosos, tanto da Padroeira Nossa Senhora de Lourdes, como também no Parque de São Expedito. Essa força do turismo é uma realidade, pois fomenta o comércio, hospedagem, alimentação”, destacou.

Segundo pesquisa de 2020 da Paraná Turismo, feita em parceria com o Sebrae/PR, o segmento de turismo religioso é o terceiro mais movimentado do Paraná, representando 25% dos pontos de atrativos totais cadastrados. Fica atrás somente do turismo de negócios/eventos e do turismo cultural. São cerca de 300 atrativos religiosos mapeados em todo o Estado, desde igrejas e santuários, até festas religiosas, romarias, entre outros.

ORGANIZAÇÃO – Em 2018 foi criada a Comissão do Ano Estadual do Turismo Religioso, visando explorar o segmento no Paraná e começar o processo de organização desses atrativos. Dois anos depois, em 2020, foi formado o Grupo de Trabalho com o objetivo de fomentar e ajudar na estruturação do segmento, contribuindo, também, no treinamento das equipes turísticas e na troca de experiências de lugares já consolidados. Foram inseridas quatro matrizes religiosas no escopo do grupo (Oriental, Indígena, Africana e Ocidental) para garantir que diversas doutrinas fossem exploradas.

Além do Roteiro da Fé, de Apucarana, o Paraná conta com outros roteiros religiosos que atraem turistas todos os anos, como a Rota do Rosário, que abrange 17 municípios dos Campos Gerais e do Norte Pioneiro; a Rota da Medalha Milagrosa, entre Irati e Prudentópolis, e o Caminho das Santas Chagas, no Vale do Ivaí.

Toda essa diversidade se soma às festas tradicionais que acontecem em diversas cidades, além de celebrações como Marcha para Jesus e Corpus Christi, este último com a Capital figurando entre as maiores celebrações do mundo, recorde pleiteado pela Arquidiocese junto ao Guinness World Records.

turismo religioso
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN


GRUPO – Coordenado pela Paraná Turismo, também integram o GT as secretarias de Estado da Comunicação Social e da Cultura, da Justiça, Família e Trabalho e do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo; a Paraná Projetos, a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav-PR), a Associação dos Municípios do Paraná (AMP), a Associação Inter-Religiosa de Educação (Assintec), a Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Paraná, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PR), a TV Evangelizar e representantes da Instância de Governança Regional (IGR), das rotas turísticas e dos municípios com atrativos religiosos.

PRESENÇAS – Participaram do encontro representantes da Paraná Turismo e Fecomércio/PR, agências de viagem, lideranças locais e regionais, além de representantes de religiões de matrizes africana, oriental e ocidental.

Confira os espaços que fazem parte do Roteiro da Fé de Apucarana:

●     Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias;

●     Bola de Neve Church;

●     Catedral Nossa Senhora de Lourdes;

●     Comunidade Evangélica Nova Aliança;

●     Congregação Cristã no Brasil;

●     Exposição Iconográfica Josefina, Mariana e Marelliana;

●     Grupo Espírita Mensageiros da Paz (Gempaz);

●     Igreja Adventista do Sétimo Dia;

●     Igreja Assembleia de Deus;

●     Igreja Metodista;

●     Igreja Metodista Livre (Nikkei);

●     Igreja Ucraniana Católica Nossa Senhora de Fátima;

●     Memorial dos Oblatos de São José;

●     Monumento à Bíblia;

●     Paróquia Cristo Profeta;

●     Paróquia Cristo Rei;

●     Paróquia Cristo Sacerdote;

●     Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Igrejinha);

●     Paróquia Ortodoxa Ucraniana Proteção da Santíssima Mãe de Deus;

●     Paróquia Santo Antônio de Pádua;

●     Paróquia Ucraniana Divino Espírito Santo;

●     Parque Ecológico Santo Expedito;

●     Primeira Igreja Batista;

●     Recanto Nossa Senhora de Lourdes;

●     Santuário São José;

●     Templo Budista Nambei Honganji;

●     Templo Seicho-No-Ie.

GALERIA DE IMAGENS