Em 2022, Biblioteca Pública retoma vocação de ser o centro da discussão literária no Estado

28/12/2022 - 10:50

Fechada ao público durante a fase mais aguda da pandemia, a Biblioteca Pública do Paraná passou por um processo de reabertura gradual até janeiro deste ano, quando liberou a circulação de pessoas em todos os seus espaços de pesquisa e convivência. Para se reconectar com os frequentadores, a instituição de 165 anos intensificou suas ações culturais, ampliando e diversificando os mais de 30 projetos voltados para as áreas de acessibilidade, incentivo à leitura e artes em geral.

Com uma agenda permanente de eventos, apresentações, cursos e atividades para crianças, entre outras atrações gratuitas, a Biblioteca atualmente recebe cerca de 2 mil visitantes todos os dias — número que aumenta durante programações especiais, como as comemorações de aniversário da instituição (em março), o Mês da Criança (outubro), a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca (outubro), a Semana da Pessoa com Deficiência (novembro) e a Festa Literária da Biblioteca Pública do Paraná (novembro).

Em 2022, a BPP também retomou sua vocação histórica de ser o centro da difusão e da discussão literária no Estado. Mais de 150 encontros com a participação de escritores aconteceram ao longo do ano, entre bate-papos, palestras, oficinas e lançamentos de livros.

Somente a Flibi, a festa literária anual da instituição, recebeu 40 autores de diferentes cidades do Estado e do País (Cristovão Tezza, Luci Collin, João Silvério Trevisan, Tatiana Salem Levy, Rodrigo Garcia Lopes e Morgana Kretzmann foram alguns dos convidados). A edição deste ano ainda contou com o primeiro Encontro de Editoras, uma feira de livros independentes que reuniu dez expositores e estimulou reflexões sobre a cadeia de economia criativa relacionada à literatura.

Outra centena de escritores participou do Cândido, o jornal literário mensal produzido pela BPP desde 2011 — e única publicação do gênero editada por uma biblioteca pública no país. Seja por meio de entrevistas ou colaborações, autores de todo o Brasil apresentaram seus trabalhos e contribuíram com reportagens que tratam da criação literária e do meio editorial, além de discutir temas urgentes, conectando-os com o universo das letras e das artes em geral. Suas edições online alcançaram mais de 60 mil leitores em 2022.

Outra marca da Biblioteca Pública do Paraná neste ano foi o estabelecimento de parcerias com os mais diversos grupos e instituições: coletivos de mulheres, centros de cultura negra, associações de pessoas com deficiência, ONGs, universidades, museus, escolas, núcleos de produção artística e qualquer autor que deseje lançar seu livro no prédio histórico tombado pelo Patrimônio Cultural. Grandes eventos do calendário curitibano também passaram a incluir a BPP em sua programação, como o Festival de Teatro e a Oficina de Música.

“Encerramos o ano com uma Biblioteca Pública ainda mais democrática, diversa, inclusiva, realmente aberta à comunidade. A certeza de que a nossa Biblioteca é um espaço especial, acolhedor, de circulação de ideias e propulsor do conhecimento norteou a nossa gestão até aqui”, afirma o diretor Luiz Felipe Leprevost. “Com os projetos que implementamos, e que se intensificarão no próximo ano, a BPP assume um compromisso com a qualidade do presente e a construção do futuro da cultura do nosso Estado”.

SISTEMA ESTADUAL DE BIBLIOTECAS – Além de manter uma sucursal em Paranaguá (a Biblioteca Pública Mário Lobo), a Biblioteca Pública do Paraná ainda administra o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Paraná, atualmente composto por 482 unidades em todas as regiões do Estado. Todos os meses, a BPP presta diversos tipos de assessoramento para as bibliotecas dos municípios e repassa, via correio, kits com livros e outros materiais não utilizados pela instituição ou recebidos como contrapartida social de projetos de lei de incentivo. Em 2022, foram enviados 13,8 mil livros e mais de 2 mil materiais multimídia.

Em abril, o sistema retomou o projeto Encontro Regional de Bibliotecas Públicas do Paraná, promovido em diferentes regiões e interrompido na fase mais dura da pandemia. Durante três dias de programação, a equipe da Biblioteca Pública do Paraná e representantes de bibliotecas municipais participam de debates e atividades de formação. Campo Mourão e Cascavel foram as primeiras regiões a receber o evento, que continua em 2023. Ao longo do ano, os bibliotecários da BPP ainda participaram de atividades presenciais em Paranavaí e Telêmaco Borba, além de ministrar treinamentos online sistematicamente para todas as cidades do sistema.