Eduardo Bueno fala para 200 pessoas na abertura do Ciclo da Independência da BPP

Primeiro convidado do Ciclo do Bicentenário da Independência, o jornalista, escritor e tradutor gaúcho Eduardo Bueno falou para uma plateia de cerca de 200 pessoas, que lotaram o hall térreo da BPP.
Publicação
04/05/2022 - 17:20
Editoria

A Biblioteca Pública do Paraná promoveu nesta quarta-feira (04) o evento de abertura do Ciclo do Bicentenário da Independência – série de palestras temáticas com historiadores e pesquisadores sobre o processo da separação do Brasil de Portugal. Primeiro convidado do projeto, o jornalista, escritor e tradutor gaúcho Eduardo Bueno falou para uma plateia de cerca de 200 pessoas, que lotaram o hall térreo da BPP.

Autor do livro "Dicionário da Independência: 200 Anos em 200 Verbetes" (Editora Piu, 2020), Bueno reforçou a importância do conhecimento e entendimento da história para a construção de um País mais democrático.

“O brasileiro costuma culpar os outros por suas mazelas. Mas a culpa é sempre nossa, da sociedade, que ainda é ignorante sobre a própria trajetória”, disse.

O jornalista também comentou sua relação com o ambiente das bibliotecas. “Sou um admirador de bibliotecas do mundo inteiro. Da Biblioteca de Alexandria, que devo ter conhecido em outra vida, à Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, onde realmente já estive. Me orgulho de ter vindo muitas vezes à BPP. Mas hoje, fazendo uma palestra aberta ao público no saguão, foi espetacular”, afirmou.

AUTOR – Conhecido do público como “Peninha”, Eduardo Bueno se tornou um dos maiores fenômenos editoriais do Brasil a partir de 1999, quando lançou o primeiro livro da Coleção Terra Brasilis (Editora Objetiva), em que se aprofundou nos meandros do Brasil Colônia. Desde então, recebeu alguns dos principais prêmios e menções honrosas nacionais, como o Jabuti e a Ordem do Mérito Cultural.

Nos últimos anos, também se dedicou a projetos na televisão (como a série Guia Politicamente Incorreto) e na internet – seu canal no YouTube, Buenas Ideias, conta com mais de 1,2 milhão de inscritos e vídeos que alcançaram a marca de 70 milhões de visualizações.

GALERIA DE IMAGENS