Edital de conservação de 229 km de rodovias do Oeste vai para fase de habilitação

Licitação prevê serviços em 229 km, contemplando 13 municípios na região e beneficiando mais de 374 mil moradores. Entre os trechos contemplados estão a ligação de Toledo com Palotina e com Céu Azul, bem como as rodovias no trajeto de Missal para São Miguel do Iguaçu e para Medianeira, entre outros.
31/03/2023 - 15:10

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) realiza no dia 5 de abril a sessão de abertura de envelopes com documentos da licitação de conservação de 229,97 km de rodovias estaduais da região Oeste. Quatro participantes foram classificadas para esta etapa, com propostas de preços variando entre R$ 25.451.225,86 e R$ 26.700.001,47.

Denominado Lote H da Superintendência Regional Oeste do DER/PR no programa de conservação Proconserva, o contrato prevê serviços de reperfilagem, microrrevestimento, remendos profundos e superficiais, selagem de trinca, melhorias no sistema de drenagem e na sinalização horizontal, contemplando 13 municípios na região, beneficiando mais de 374 mil moradores.

A licitação acontece na modalidade concorrência pública, em que é definido um vencedor pela proposta mais vantajosa para a administração pública e pela habilitação de seus documentos. Após assinatura de contrato e emissão de ordem de serviço, o contrato terá vigência de um ano.

CONTRATOS – O DER/PR assinou recentemente os contratos de outros dois lotes do Proconserva contemplando rodovias vizinhas ao Lote H na região Oeste, um investimento de R$ 60.484.806,62 para atender 728,62 km. Eles se juntaram a um contrato mais antigo, do final de 2021 e ainda em vigor, contemplando 193,27 km de rodovias locais e com investimento de R$ 46.649.522,89.

Com a conclusão da licitação desde lote, serão 1.151,86 km de rodovias estaduais atendidas com obras de conservação no Oeste do Paraná, um investimento superior a R$ 130 milhões.

PROCONSERVA – O Proconserva é um programa do DER/PR que visa garantir as boas condições de segurança das rodovias estaduais em todas as regiões do Paraná, enquanto está em elaboração o próximo programa de conservação.

Neste modelo, estão em desenvolvimento projetos que irão contemplar soluções mais modernas, embasadas por uma cuidadosa análise das condições do pavimento da malha estadual. Será uma nova modelagem para este tipo de contrato, com indicadores de desempenho e resultados mais eficazes e duradouros.

Confira os detalhes do Lote H da Superintendência Regional Oeste:

229,97 km

Rodovias: PR-182, PR-317, PR-488, PR-491, PR-495, PR-497, PR-585, PR-589, PR-873

Municípios: Céu Azul, Itaipulândia, Marechal Cândido Rondon, Maripá, Medianeira, Missal, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Palotina, São Miguel do Iguaçu, São Pedro do Iguaçu, Toledo e Vera Cruz do Oeste.