Economia na passagem do ônibus já começa a surtir efeito em São José dos Pinhais

Com a incorporação do terminal central do município à Rede Integrada de Transporte, os usuários de linhas urbanas poderão acessar a área metropolitana do terminal mediante a validação do Cartão VEM. A despesa, que era R$ 19,15 ao dia, caiu para R$ 10, 25.
30/05/2022 - 17:10

Os moradores de São José dos Pinhais ressaltaram nesta segunda-feira (30) os benefícios garantidos pela ampliação da integração do transporte público com Curitiba. Até então, o usuário pagava R$ 4,45 para sair de um bairro de São José até o terminal e mais R$ 4,75 no deslocamento até a Capital, totalizando R$ 9,20. Com o retorno eram R$ R$ 19,15. Essa despesa caiu pela metade, para R$ 10,25. A ida custa R$ 4,45 + R$ 0,30 (complemento à tarifa cheia de R$ 4,75 cobrada atualmente pela Comec) e volta sai por R$ 5,50, valor estabelecido pela prefeitura de Curitiba.

Essa novidade foi possível porque o terminal central do município foi incorporado à Rede Integrada de Transporte, permitindo mais agilidade e economia ao usuário. A iniciativa beneficia cerca de 2,5 mil pessoas que se deslocam diariamente pelas linhas urbanas e metropolitanas.

“Agora ajuda bastante no bolso porque tem mais opções para não pagar a passagem extra”, resumiu a são-joseense Silvana Feiber. “Quem ia para o Boqueirão, por exemplo, não podia conectar com esse valor. Agora isso é possível, o que vai ajudar bastante no fim do mês, ainda mais neste momento em que tudo aumentou de preço”.

Sandra Garbin destacou a economia em tempos de inflação de dois dígitos. “Nessa época de crise é muito bom. Sai muito mais em conta andar de ônibus, porque a gasolina está muito cara. Agora facilitou mais ainda”, disse.

“Essa economia ajuda no orçamento da família. E quando sobra um pouco a gente guarda e um pouco a gente ajuda em casa”, acrescentou outro usuário do terminal central de São José dos Pinhais, Maurício Ribeiro, que precisa ir frequentemente para Curitiba.

Com essa integração, os usuários das linhas urbanas poderão acessar a área metropolitana do terminal mediante a validação do Cartão VEM. Isso possibilita o embarque nas linhas da Comec sem pagamento adicional de tarifa, pela porta traseira do veículo, como ocorre em outros terminais pela Região Metropolitana. Esse embarque não terá cobrança de nova tarifa, diminuindo o custo para o usuário. No retorno, da mesma forma, o usuário que desembarca dos ônibus da Comec deverá validar o Cartão VEM para a conexão com as linhas urbanas, sem pagamento de nova tarifa.

Antes, apesar de algumas linhas metropolitanas realizarem parada no terminal central de São José dos Pinhais, somente a E06 – T. Central/Guadalupe permitia a integração sem pagamento adicional de tarifa.

"É uma mudança muito significativa para quem mora em São José dos Pinhais e trabalha em Curitiba, e vice-versa. Acabamos com um problema antigo de uma cidade tão importante para o Paraná, diminuindo consideravelmente o custo para a população”, disse o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

A proposta foi viabilizada por meio de um novo planejamento de linhas implementado pela Comec, responsável pelo gerenciamento do sistema na RMC, em parceria com a prefeitura do município. Não haverá subsídio à tarifa por parte do Governo do Estado.

O presidente da entidade, Gilson Santos, enfatiza que a integração metropolitana com o transporte coletivo atende, principalmente, o trabalhador. “Com o esforço do Governo do Estado e a readequação das linhas aqui em São José dos Pinhais, em parceria com a prefeitura, foi possível promover a integração completa do terminal central aqui do município”, explicou.