Direção-geral da Polícia Penal do Paraná participa de reunião no Depen Nacional

O objetivo da reunião foi verificar as boas práticas dos convênios federais com recursos do Fundo Penitenciário Nacional, trocar informações para aprimorar novos projetos com a União e conhecer novas experiências praticadas no Sistema Prisional de outros estados.
19/10/2022 - 15:38

O diretor-geral da Polícia Penal do Paraná, Osvaldo Messias Machado, se apresentou à diretora-geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Tânia Fogaça, em Brasília, como o primeiro policial penal do Paraná a ocupar a direção-geral da administração penitenciária do Estado.

O objetivo da reunião também foi verificar as boas práticas dos convênios federais com recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Fupen), trocar informações para aprimorar novos projetos com a União e conhecer novas experiências praticadas no Sistema Prisional de outros estados da Federação, com o apoio do Depen Nacional.

Para Tânia Fogaça, o estreitamento entre as instituições de administração penitenciária é muito importante, referindo-se à visita do novo diretor-geral. “Este departamento está sempre atento às demandas dos entes federados com o objetivo de alinhar a proposição de políticas de segurança pública e penitenciária”, afirmou Fogaça.

Durante as reuniões também foram tratados assuntos relacionados à política de educação e trabalho no sistema penitenciário. Osvaldo Messias Machado ainda destacou a possibilidade de buscar recursos para a construção de novas unidades penais no Estado e para aquisição de equipamentos que garantam a segurança dos policiais. “Queremos que o Paraná cresça e possa ser referência em segurança e tratamento penal. Essa é a nossa meta”, disse Machado.

SERVIDORES MOBILIZADOS - Durante a visita ao Depen Nacional, Machado também conversou com os servidores paranaenses mobilizados em Brasília, resultado de um acordo de cooperação entre a União e os Estados. Ao todo, são seis servidores do Paraná que participam da integração com outras secretarias de administração penitenciária, cinco deles atuando diretamente na sede do Depen Nacional.

Os deslocamentos são amparados por lei e obedecem rigorosamente critérios administrativos com a autorização da Polícia Penal e do Governo do Estado, por meio da Casa Civil.

PRESENÇAS – Participaram do encontro o chefe de Gabinete, Diego Piotrowski Machado; o diretor de Inteligência Penitenciária, Josélio Azevedo; a diretora executiva, Vanessa Luz; o diretor de Políticas Penitenciárias, Sandro Abel Sousa Barradas; e o coordenador-geral de Alternativas Penais, Cristiano Tavares Torquato.