Dia da Água: IAT vai plantar 18 mil mudas de espécies nativas em nascentes de rios do Paraná

Entre as espécies que serão plantas, destaque para mudas típicas da vegetação paranaense, como o Pinheiro do Paraná (Araucaria angustifolia), Cedro-rosa (Cedrela fissilis), Guaçatunga (Casearia sylvestris), Imbuia (Ocotea porosa) e Espinheira-santa (Monteverdia ilicifolia).
21/03/2023 - 11:50

O Instituto Água e Terra (IAT) vai promover uma grande ação ambiental para marcar o Dia Mundial da Água, celebrado nesta quarta-feira (22). Cerca de 18 mil mudas serão plantadas em nascentes de rios de diferentes pontos do Paraná. Entre elas estão as matas ciliares dos afluentes do Rio Pequeno, em São José dos Pinhais, que desagua no Iguaçu, rio que corta o Paraná. A medida integra o programa Paraná Mais Verde, desenvolvido pelo órgão ambiental, vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest).

“A água é o nosso bem mais precioso. Temos uma preocupação muito especial aqui no Paraná com a questão hídrica. Por isso essa proteção às nascentes para garantir água de qualidade para toda a população”, afirmou o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge. “E também a preocupação com o uso inteligente e eficiente da água para que o Paraná seja sempre reconhecido como referência em conservação e proteção ambiental”.

Todas as mudas que ajudarão na recuperação dos rios saíram dos 19 viveiros mantidos pelo IAT no Estado. O instituto conta ainda com dois laboratórios de sementes, que também colaboraram com a ação. Entre as espécies que serão plantas, destaque para mudas típicas da vegetação paranaense, como o Pinheiro do Paraná (Araucaria angustifolia), Cedro-rosa (Cedrela fissilis), Guaçatunga (Casearia sylvestris), Imbuia (Ocotea porosa), Branquilho (Gymnanthes klotzschiana) e Espinheira-santa (Monteverdia ilicifolia), entre outras.

“Preservar a mata ciliar das nascentes e cursos d’água melhora a qualidade da água, impede o transporte de sedimentos para os rios e garante uma maior qualidade de vida para as pessoas”, destacou o gerente de Restauração Ambiental do IAT, Mauro Scharnik. “Ao todo serão plantadas mais de 80 espécies, todas oriundas dos nossos viveiros”.

Na Região Metropolitana de Curitiba a ação será em uma das áreas da Sanepar, em Piraquara, a partir das 10 horas. “O Paraná tem 12 grandes bacias hidrográficas que a natureza nos deu. Temos o compromisso de desenvolver as políticas públicas de gestão de recursos hídricos para que possamos minimizar os efeitos de eventos críticos, como estiagem e cheias prolongadas”, explicou o diretor-presidente do IAT, Everton Souza.

Entre as ações de recuperação das bacias hidrográficas do Estado, Souza ressaltou a importância do Rio Vivo. A proposta, em sua primeira etapa, proporcionou a soltura de mais de 2,6 milhões de peixes nativos em diferentes rios do Paraná.

“Temos um patrimônio hídrico muito grande. Devemos fazer uso disso da melhor forma possível, gerando qualidade de vida para os paranaenses por meio do desenvolvimento sustentável. Por isso já demos os primeiros passos para a criação de um plano de recursos hídricos para o Paraná”, disse Souza.

Além da recuperação de matas ciliares, o IAT vai desenvolver uma série de outras ações durante a semana para reforçar a importância para a conscientização sobre o meio ambiente e o uso racional da água.

Veja a programação:

21 - terça-feira

Tarde: 14h às 15h.

Webinar 1: “Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos”.

Link de acesso para inscrições AQUI.

Mediador: Bruno Martins - biólogo (Sedest/IAT).

Bloco 1: “Instrumentos de Gestão de Recursos Hídricos e Status dos Comitês de Bacias Hidrográficas Paranaenses”, com Danielle Teixeira Tortato - Bióloga Gerente de Gestão de Bacias Hidrográficas (Sedest/IAT); Lucineide Aparecida Maranho - Bióloga Chefe da Divisão de Gerenciamento de Comitês de Bacias Hidrográficas(Sedest/IAT).

Bloco 2: “Obras e Projetos de Prevenção/Contenção de Cheias e Erosões”, com Carlos Alberto Galerani - Engenheiro Civil Gerente de Saneamento (Sedest/IAT).

Bloco 3: “Reserva Hídrica do Futuro” com Júlio César Gonchoroski - Oceanógrafo Diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar.

21, 23, 24 - terça, quinta e sexta-feira

Manhã, tarde e noite.

Circuito Ecoespaço Trilha Ambiental do Paraná atividades educativo informativas e distribuição dirigida de cartilhas da Sanepar em atendimento a 434 alunos do Ensino Fundamental + EJA e, respectivos professores da Escola Municipal Emília Capelini Valenga do Jardim Bela Vista, em Piraquara.

22 - quarta-feira: Dia Mundial da Água

Ação integrada simbólica – visita orientada pela manhã ao Centro de Educação Ambiental Mananciais da Serra em Piraquara (presença de representantes das instituições participantes/realizadoras).

23 - quinta-feira

Tarde: 14h às 15h.

Webinar 2: “Paraná 2030: Acelerando mudanças que você deseja ao mundo”.

Link de acesso para inscrições AQUI.

Com Gustavo Fischer Sbrissia, Engenheiro Agrônomo - Diretor de Políticas Públicas Ambientais (Sedest/IAT).

Denise Godoi Ribeiro Sanches, Bióloga, Pedagoga, Educação Ambiental (Sedest/IAT).

Izabella Andrade Brito, Bióloga, pesquisadora Programa Mudanças Climáticas (Sedest/IAT/ Sanepar).

Júlio César Gonchoroski, Oceonógrafo - Diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar.

25 - sábado

Manhã: ação voluntária com plantio de mudas em área de mata ciliar no limite entre Piraquara e Pinhais.

Tarde: feira temática no Parque das Águas em Piraquara. Tenda Educação Ambiental (Prefeitura Municipal de Piraquara/IAT).