Detran vai criar uma cidade mirim para levar educação de trânsito às crianças

O investimento no programa será de aproximadamente R$ 886 mil, e terá quadras delimitadas por meio-fio, pistas de rolamento com sinalização vertical e horizontal com vias de sentido único e duplo, vias preferenciais e binários, travessia elevada, lombada, ciclovia, ciclorrota e rotatória.
27/07/2021 - 09:00

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) está desenvolvendo um dos projetos mais importantes do órgão, a Cidade Mirim, uma minicidade construída para possibilitar noções reais de vivência de situações no trânsito a crianças, fazendo com que aprendam direitos e deveres nas vias. O investimento será de R$ 886 mil.

A Cidade Mirim contará com quadras delimitadas por meio-fio, pistas de rolamento com sinalização vertical e horizontal com vias de sentido único e duplo de circulação, vias preferenciais e binários, travessia elevada, lombada, ciclovia, ciclorrota e rotatória. O espaço também terá guarita e estacionamento interno para ônibus, com acesso prioritário e acessível. A previsão de entrega é para o segundo semestre de 2021.

“O projeto irá contar com uma estrutura de 5 mil/m² de área com diversos itens que retratam nossas vias, calçadas, sinalizações, entre outros. As crianças terão a oportunidade de vivenciar e participar ativamente, aprendendo como agir no dia a dia do trânsito”, diz o diretor-geral Wagner Mesquita.

Além do projeto da Cidade Mirim em Curitiba, existem mais dois outros projetos no mesmo padrão para áreas de 800m² e 1.300m², que foram desenvolvidos para serem implantados nas demais cidades do Estado.

OUTRAS OBRAS – O cronograma de manutenções, reformas e obras do Detran conta com um total de investimento de aproximadamente R$ 3,2 milhões entre obras que já se encontram em andamento e as que estão em processo de assinatura de contrato. As Ciretrans contempladas são: Toledo, Cruzeiro do Oeste, Santo Antônio do Sudoeste, Faxinal, Curitiba, Curitiba, Prudentópolis, Jacarezinho, Maringá, Loanda, Porecatu, Sertanópolis, Londrina, Ribeirão Claro e Goioerê.

As Ciretrans de Colorado e Foz do Iguaçu finalizaram suas reformas no primeiro semestre de 2021.

“O objetivo é melhorar a infraestrutura e dar melhores condições de trabalho aos nossos colaboradores e também mais conforto aos usuários. Muitas dessas unidades nunca passaram por obras e estavam em situação preocupante”, afirma Mesquita.

O investimento é feito em instalações hidráulicas e sanitárias, instalações elétricas e pinturas em geral, implantação de atendimento único e adaptações de acessibilidade.