Desde 2019, Estado investe mais de R$ 30 milhões em praças públicas nos municípios

O Governo do Paraná liberou recursos, via Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, para ações de implantação, revitalização ou reformas em praças em benefício da população de 25 municípios.
01/04/2022 - 10:40

De janeiro de 2019 a março deste ano, o Governo do Paraná implementou 281 mil metros quadrados de praças em benefício da população de 25 municípios. O investimento total de mais de R$ 30,7 milhões foi utilizado para construção, revitalização ou reforma de praças públicas, via Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas.

Entre ações nesse período está a revitalização da Praça Wilson Joffre, em Cascavel, na região Oeste. O investimento foi de R$ 2 milhões, por meio do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM). A praça foi entregue à população em dezembro do ano passado.

A cascavelense Gisele Barbosa diz que o local ficou agradável para passar um tempo em família. “O espaço ficou lindo demais e excelente para trazer os filhos para cá”, afirmou. Dos 12 mil metros quadrados de área, o ponto mais visitado por ela e a filha Sofia Barbosa Feitosa, de 7 anos, é o parque infantil.

O antigo parquinho, de madeira e com chão de areia, foi substituído por um espaço todo colorido e de acordo com as regras de segurança e higiene para as crianças, com grama sintética e novo playground. Sofia aprovou os brinquedos e diz que a praça de uma cidade ainda é um local de socialização: “Eu amo demais essa praça, porque eu consigo muitos amigos”.

A convivência também acontece nas quadras esportivas restauradas de vôlei, futebol e basquete. “Quando tem lugares como esse, os jovens não ficam perdidos na rua, podem vir aqui, praticar esportes e ter um bom relacionamento com outras pessoas”, atestou o engenheiro civil Antônio Boneti Neto, que frequenta as quadras e comprova que a demanda é por todos os esportes contemplados ali. A praça ainda abriga uma nova área com equipamentos para exercícios ao ar livre, conhecida como academia da terceira idade, e oferece mesas para quem gosta de xadrez.

Com a reforma, a praça ganhou um novo chafariz, luzes de LED, pergolado, deck de madeira, alambrado, bicicletário, bancos metálicos, em madeira e com floreira, sanitários e vestiários, posto de higienização, lixeiras, pavimentação em paver, rampas para deficientes e escadas em concreto, e um paisagismo renovado, que manteve as árvores, e conta com um posto da guarda municipal.

“É uma praça central e histórica, para a qual a população sempre reivindicou melhorias, e o projeto a tornou mais acessível e humanizada”, destacou o secretário de Meio Ambiente de Cascavel, Nei Haveroth.

A Praça Wilson Joffre foi inaugurada em 14 de novembro de 1967, no dia em que Cascavel comemorava 15 anos de emancipação. O nome é em homenagem ao primeiro médico de Cascavel, Wilson Joffre Soares dos Santos.

REVITALIZAÇÕES OU REFORMAS – Com os recursos liberados pelo Governo do Estado, as praças de Mauá da Serra, no Vale do Ivaí, e de Prudentópolis, no Centro-Sul do Estado, estão com obras 90% concluídas, segundo dados da SEDU. Os fundos são do Programa de Transferência Voluntária, ou seja, os valores não precisarão ser devolvidos aos cofres do Estado.

Em Mauá da Serra, o investimento de R$ 320 mil revitaliza a praça central, com espaço cultural e para jogos, floreiras, mesas, bancos e lixeiras de concreto, ponto de táxi e luminárias. A Praça Firmo Mendes de Queiroz, no centro de Prudentópolis, também está quase pronta, num investimento de R$ 904 mil, que foi usado para a construção de duas fontes d' água, duas edificações comerciais, sanitários, substituição de pisos, parque infantil, bancos em concreto, substituição de espécies vegetais e demais execuções detalhadas no memorial descritivo.

"A orientação do governador é de manter os investimentos em alta nos municípios. E também com um olhar voltado para a integração das comunidades, o desenvolvimento sustentável e a Agenda 2030. Todo o nosso programa de recursos é voltado para os cidadãos", disse Augustinho Zucchi, secretário de Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas.

NOVAS PRAÇAS – As implantações são menos recorrentes que as revitalizações. Se por um lado, transformar espaços livres em praças é uma ação menos frequente; por outro, conforme a cidade expande, essas novas praças se tornam referência social e facilitam o acesso da população ao lazer. É o que aconteceu em Jesuítas, na região Oeste, a 75 quilômetros de Cascavel.

A praça São Francisco leva o nome do bairro e contou com mais de R$ 318 mil do Sistema de Financiamento aos Municípios para ser construída. Atualmente, mais de 70% das obras estão concluídas.

Para o prefeito de Jesuítas e presidente da Associação de Municípios do Paraná (AMP), Júnior Weiller, a parceria dos municípios com o Governo do Estado tem trazido bons resultados para a população. “É necessário destacar a visão municipalista do Governo. Aqui temos cinco praças na cidade, em outros bairros e uma na região central, e essa agora fica entre o São Francisco, o Tropical e o Colorado, que são três bairros novos do município”, afirmou.

MAIS OBRAS – Os investimentos também alcançaram Borrazópolis (mais de R$ 500 mil), Cafelândia (R$ 269 mil), Doutor Ulysses (R$ 188 mil), Nova Londrina (R$ 193 mil), Pranchita (R$ 420 mil), Pérola D'Oeste (R$ 121 mil) e São João do Ivaí (R$ 293 mil). Além disso, em algumas cidades a liberação de recursos envolve apenas os equipamentos das praças, principalmente voltados para as crianças.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior ainda assinou na semana passada a liberação de mais de R$ 450 milhões para a execução de obras em 284 municípios do Paraná. Com a contrapartida de alguns contratos pelas administrações municipais, o valor total alcança R$ 483 milhões. Dentre as 620 diferentes ações, cerca de R$ 6 milhões foram destinados para obras em praças de diferentes municípios.