Defesa Civil reforça integração com municípios para atendimento à população do Litoral

Foram feitas capacitações e atualizações dos Planos de Contingência das cidades do Litoral. Na primeira semana de janeiro, os profissionais atuaram no atendimento às famílias atingidas pelas fortes chuvas.
19/01/2022 - 12:10

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil está promovendo capacitações das defesas civis dos municípios do Litoral, aperfeiçoando os gestores locais e atualizando os Planos de Contingência das cidades da região, durante o Verão Paraná – Viva a Vida.

Na primeira semana de janeiro, os profissionais atuaram, juntamente com o Corpo de Bombeiros, no atendimento às famílias atingidas pelas fortes chuvas no Litoral do Estado.

Planejamento e antecipação são fundamentais para a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil na gestão de socorro à população em casos de alagamentos, deslizamentos de terra e outros tipos de desastres. No dia 6 de janeiro, por exemplo, a Defesa Civil Estadual prestou suporte aos afetados pelos alagamentos causados pelas chuvas. Somente na faixa litorânea, o acúmulo de água foi de 100 mm, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

Nas cidades de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná foram feitos 127 atendimentos. Onze pessoas tiveram que deixar suas casas e foram alojadas em outros locais. Os integrantes da Defesa Civil fizeram orientações à população com relação aos alagamentos, para que procurassem locais mais altos, evitassem sair de casa com o volume alto de água nas ruas. Também foram orientados a acionar o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil.

TECNOLOGIA – Utilizando tecnologia para mapear áreas, abrigos e estruturas existentes nas localidades que podem ser afetadas, e também para monitorar as informações de órgãos meteorológicos, a Defesa Civil Estadual age com estratégia em conjunto com as equipes municipais para que os agentes estejam preparados e o atendimento às ocorrências seja o mais rápido possível para o cidadão.

“É essencial este serviço do Estado nos locais de veraneio para garantir a segurança da população. Fazemos questão de estar presente também, auxiliando nas ações de prevenção, planejamento e resposta para evitar danos à população”, esclarece o Coordenador Estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Raimundo Schunig.

A atualização dos Planos de Contingência Municipais está sendo feita por meio do Sistema Informatizado de Defesa Civil e do SISDC Mobile, aplicativo desenvolvido para dinamizar o trabalho. O objetivo é estabelecer um fluxo de ações e direcionamento de esforços para acelerar o atendimento à população diante de um desastre.

É no Plano de Contingência que são detalhados os pontos de risco, estruturas de apoio aos profissionais, abrigos e locais que podem servir como centro logístico de donativos e outros materiais.

POSTO DE COMANDO MÓVEL – Um diferencial da Defesa Civil Estadual no atendimento ao cidadão é o Posto de Comando Móvel, que possui condições de dar suporte à coordenação de ocorrências como base de monitoramento diretamente do local afetado. O veículo está sendo levado a todo o Estado, conforme a necessidade dos municípios.

Além disso, o Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cegerd) monitora constantemente as condições climáticas com apoio de órgãos, como o Simepar, emitindo alertas à população por meio de mensagens de texto sobre alterações bruscas ou que representem riscos ao cidadão. Neste verão, o setor foi responsável pelo treinamento das defesas civis municipais do Litoral para a gestão de desastres.

“Uma ferramenta importante é a gestão de desastre por objetivos, que facilita bastante para que o município agilize a resposta dada à população afetada. É importante que os responsáveis pelas defesa civil municipal e gestores saibam que existe técnica para gestão de desastres”, explica o Chefe do Cegerd, capitão Anderson Gomes das Neves.

FERRAMENTAS – Nessas capacitações, foram apresentadas ferramentas e procedimentos que devem ser adotados para melhorar a eficiência da resposta aos desastres, como nos casos de fortes chuvas, que causam alagamentos ou inundações. Também foi tratado sobre as ferramentas de monitoramento meteorológico que o Sistema Informatizado de Defesa Civil (SISDC) possui aos municípios, possibilitando que tenham  informação das condições meteorológicas em tempo real.

“Esses procedimentos permitem priorizar as situações mais críticas e também tomar decisões com base em uma série de informações disponíveis no sistema da Defesa Civil Estadual. Com isso, a ação se torna mais eficaz, protegendo a vida da população”, explica o capitão Gomes. “As equipes também orientaram as defesas civis locais para realizar estudos e planejamento de ampliação da capacidade local, sobre formas de alcançar mais as pessoas que vivem nos municípios, em especial nas áreas de atenção”.

Defesa Civil Estadual faz capacitações e reforça integração com equipes municipais do Litoral.