DER/PR vai investir R$ 6,4 milhões em 17 pontes e viadutos nos Campos Gerais e Norte Pioneiro

Estruturas estão localizadas em rodovias estaduais. Obras vão beneficiar nove municípios (Wenceslau Braz, Castro, Campo Largo, Ponta Grossa, Jaguariaíva, Arapoti, Sengés, São José da Boa Vista e Santana do Itararé), garantindo segurança de usuários e moradores.
06/12/2022 - 18:30

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) realizou nesta terça-feira (06) a sessão de abertura de propostas de preço do edital de reforma de 17 pontes e viadutos entre os Campos Gerais e o Norte Pioneiro. Um consórcio de empresas foi o único participante da licitação, com proposta no valor de R$ 6.444.233,80.

As obras de arte especiais ficam localizadas nas rodovias PR-090, PR-092, PR-151, PR-239, PR-340 e PRC-272, todas administradas pelo Escritório Regional Cerne, da Superintendência Regional Campos Gerais do DER/PR. Além do tráfego de deslocamento, serão beneficiados diretamente nove municípios com as reformas: Wenceslau Braz, Castro, Campo Largo, Ponta Grossa, Jaguariaíva, Arapoti, Sengés, São José da Boa Vista e Santana do Itararé.

Os serviços previstos no edital são os reparos das estruturas de concreto, instalação de dispositivos de drenagem, recuperação e instalação de dispositivos de segurança como defensas metálicas, melhorias no pavimento, reforço na sinalização horizontal e vertical, roçada da vegetação, poda de árvores próximas ao tabuleiro, pintura externa, entre outros.

A licitação ocorre na modalidade Concorrência Pública, na qual é declarada vencedora a concorrente que tenha a proposta de preço mais vantajosa para a administração pública, além de apresentar toda documentação necessária, que passará por rígida análise do DER/PR. O resultado é publicado no Diário Oficial e no portal Compras Paraná. O prazo de execução será de 360 dias, a contar após emissão da ordem de serviço.

Veja as 17 pontes e viadutos que serão reformados entre os Campos Gerais e o Norte Pioneiro:

Ponte Rio das Pombas – PRC-272 – Wenceslau Braz

Ponte Rio Iapó – PR-090 – Castro

Ponte Lagoa Iapó – PR-090 – Castro

Ponte Rio Conceição – PR-090 – no limite entre Campo Largo e Ponta Grossa

Ponte Rio Jaguariaíva – PR-151 – Jaguariaíva

Viaduto Ferrovia – PR-092 – Arapoti (km 219,52)

Viaduto Ferrovia – PR-092 – Arapoti (km 240,24)

Ponte Rio Cajuru – PR-151 – no limite entre Jaguariaíva e Sengés

Ponte Rio Pimenta – PR-151 – Sengés