DER/PR vai construir um novo viaduto na BR-376, em São José dos Pinhais

Viaduto vai substituir cruzamento entre a BR-376, Rua Joinville e a Alameda Bom Pastor, próximo ao Contorno Leste de Curitiba. Investimento é de R$ 44,9 milhões.
06/12/2021 - 12:00

O Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), publicou a licitação para construir um novo viaduto em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. A obra será executada na BR-376, no cruzamento entre a Rua Joinville e a Alameda Bom Pastor.

“A BR-376 é uma das principais ligações entre o Paraná e Santa Catarina, com um grande volume diário de carros e veículos de carga. Em São José dos Pinhais a rodovia praticamente corta o município ao meio, e a travessia para os condutores locais, nesse ponto, é feita por meio de um cruzamento com semáforos, o que resulta em congestionamentos e acidentes. Com essa obra vamos trazer segurança para os moradores de São José dos Pinhais circularem pelas vias municipais, e garantir um tráfego mais ágil para quem está apenas de passagem, seguindo pela BR-376”, destaca o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

Com investimento previsto de R$ 44.986.938,24, o edital contempla também serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem e obras de arte correntes, contenções, sinalização e iluminação. O prazo de execução da obra é de 18 meses.

“Vamos elevar as pistas de rolamento da BR-376, com o acesso municipal sendo realizado pela passagem inferior desta nova interseção em desnível de São José dos Pinhais”, explica o diretor-geral do DER/PR, Fernando Furiatti. “Os trabalhos vão começar pelas vias marginais, por onde o tráfego da rodovia depois será desviado para execução dos serviços na estrutura do viaduto. O projeto prevê grandes quantidade de dispositivos de drenagem e obras de arte corrente, bem como de contenção, com quatro muros de concreto nos taludes do novo viaduto”.

EDITAL – As empresas interessadas devem protocolar suas propostas e documentos de habilitação no DER/PR até 5 de janeiro de 2022. No dia seguinte, 6 de janeiro, às 15h, será a sessão de abertura de envelopes com propostas de preços, no auditório do DER/PR em Curitiba, com transmissão ao vivo pela internet.

Essas propostas serão analisadas por comissão de julgamento, que publicará em Diário Oficial e no portal Compras Paraná uma classificação, já convocando as participantes para a sessão de abertura dos envelopes com documentos de habilitação.

Esta licitação acontece na modalidade Concorrência Pública, em que a vencedora é definida pela proposta de preço mais vantajosa para a administração pública, e por ter toda sua documentação habilitada.

RMC – Atualmente o DER/PR já conta com uma obra em andamento na Região Metropolitana de Curitiba, a duplicação da Rodovia dos Minérios entre Almirante Tamandaré e a Capital, tendo assinado esta semana o contrato da manutenção da iluminação da rodovia Deputado João Leopoldo Jacomel (PR-415) em Pinhais e Piraquara, e está em vias de concluir a licitação da duplicação de mais um trecho da Rodovia dos Minérios, desta vez no perímetro urbano de Almirante Tamandaré.

Em julho passado, o DER/PR concluiu a obra de duplicação da Rodovia da Uva (PR-417) em Colombo.

• viaduto
    DER/PR lança edital para contratar execução de novo viaduto em São José dos Pinhais - Curitiba, 06/12/2021
    viaduto
    O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) publicou no dia 1º a licitação para construir um novo viaduto em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.