Curso de Ciências Biológicas da UEL comemora Jubileu de Ouro

As comemorações contarão com a palestra da pesquisadora norte-americana Jessica Ward Lynch, do Institute for Society and Genetics and Departament of Anthropology, da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA). A pesquisadora vem compartilhando os resultados dos seus estudos sobre primatas em outros eventos acadêmicos no Brasil.
26/10/2022 - 15:10

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) realiza na próxima segunda-feira (31) as comemorações do Jubileu de Ouro do seu curso de graduação em Ciências Biológicas. Adiada para 2022 em decorrência da pandemia da Covid-19, a celebração inclui uma programação acadêmica, confraternização entre pesquisadores, estudantes, ex-alunos e ex-professores e uma solenidade de lançamento do Selo de 50 anos do curso.

Na ocasião, o Colegiado de Ciências Biológicas irá prestar homenagens aos ex-professores e ex-servidores que dedicaram anos de suas vidas à implementação e consolidação do curso.

As comemorações começam às 17h, com a palestra da pesquisadora norte-americana Jessica Ward Lynch, do Institute for Society and Genetics and Departament of Anthropology, da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), no Anfiteatro Cyro Grossi (CCB). A pesquisadora vem compartilhando os resultados dos seus estudos sobre primatas em outros eventos acadêmicos no Brasil.

Nesta ocasião, vai a Londrina para, também, participar de uma observação do comportamento dos macacos-prego (Sapajus nigritus) que utilizam rochas como ferramentas para o auxílio na alimentação. Comportamento inédito para a espécie, o uso de ferramentas foi identificado pela bióloga Julia dos Santos Gutierrez, do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (PPGCB). Após o evento, Lynch seguirá para o 39º Encontro Anual de Etologia, entre os dias 1º e 4 de novembro, em Curitiba.

Após uma confraternização, entre 18h e 19h, a solenidade deverá ter início contando, também, com pronunciamentos da reitora da UEL, Marta Favaro; da pró-reitora de Graduação, Ana Márcia Fernandes de Carvalho; do diretor do Centro de Ciências Biológicas (CCB), João Zequi, além de docentes e pesquisadores.

HISTÓRIA – O curso de Ciências Biológicas da UEL foi criado em 26 de outubro de 1971, sendo implantado somente em 18 de fevereiro do ano seguinte. O modelo inicial obedecia ao regime seriado e compreendia duas habilidades: Licenciatura e Bacharelado. Como forma de reconhecer a sua história, o Colegiado do Curso de Ciências Biológicas prestará homenagens a professores e técnicos pioneiros.

Uma das criadoras do curso de Biologia da UEL, a ex-professora Eleonora Maria Paula Lima Castro Marchese (in memorian) será uma das homenageadas da noite. Já graduada em História Natural no Instituto de Biociências (IB) da Universidade de São Paulo quando chegou a Londrina, no início da década de 1970, Eleonora aceitou ao lado do seu esposo, Lúcio Tedesco Marchese, o convite do primeiro reitor da UEL, Ascêncio Garcia Lopes, para se tornar professora na recém-criada estadual londrinense.

Ela lecionou Biologia Celular e depois Genética para vários cursos das áreas de Biológicas e da Saúde e ajudou a formar o curso de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular da UEL.

Ainda representando a história do corpo docente, a ex-professora do Departamento de Biologia Geral Vera Lúcia Bahl de Oliveira também será homenageada. “Ela teve um papel muito importante na organização da Licenciatura, que já existia, mas foi bastante reestruturada com a chegada dela”, conta o coordenador do Colegiado de Ciências Biológicas, o docente do Departamento de Biologia Animal e Vegetal (BAV) Weliton José da Silva.

“Na universidade, a parte de Metodologia de Ensino era ministrada pelo Departamento de Educação. Quando os centros foram estruturados, foram identificadas as necessidades de cada curso. Foi definido que a parte de Metodologia de Ensino fosse entregue diretamente para cada curso. Não seria mais algo generalizado”, completa.

O Colegiado de Ciências Biológicas também prestará uma homenagem aos servidores técnico-administrativos. Os profissionais vão ser homenageados na figura da ex-servidora Vera Lúcia Pereira da Silva (in memorian). “Ela deu muito suporte para a organização do curso. Os técnicos em geral vão ser homenageados com a entrega de uma homenagem à família dela”, diz o coordenador do colegiado.