Coração é o protagonista em espetáculo de fim de ano da Escola de Dança Teatro Guaíra

As apresentações acontecem nos dias 25, 26 e 27 de novembro, no auditório Bento Munhoz da Rocha (Guairão). Os ingressos já estão à venda pelo site Ticket Fácil.
Publicação
21/11/2022 - 10:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

“’Tum Tá’ é o som que o médico ouve quando ausculta um coração”, diz Larissa Pansera, diretora da Escola de Dança Teatro Guaíra (EDTG), sobre o título do espetáculo que encerra as atividades em 2022. Cada sequência da montagem coloca o coração – tanto no sentido biológico quanto simbólico – como o grande protagonista. As apresentações acontecem nos dias 25, 26 e 27 de novembro, no auditório Bento Munhoz da Rocha (Guairão). Os ingressos já estão à venda pelo site Ticket Fácil.

Partindo da onomatopeia que faz o som do coração, todos os professores e alunos se uniram para tentar compreender como eles se relacionam com esse órgão tão central para a vida humana. O resultado é um espetáculo que mistura balé clássico e dança contemporânea, usando projeções originais como cenário e os bons sentimentos da equipe da Escola, além de seus parentes e amigos, como fio condutor.

“Este é um espetáculo sobre afetos, sobre tentar entender o que acalma nosso coração”, afirma Larissa. “Fiz uma pesquisa sobre como o coração se comporta e achei estudos que mostram como as emoções afetam a saúde do nosso coração. ‘Tum Tá’ é inspirado nessa relação que temos com esse ritmo do coração, sobre como é preciso ser leve, feliz e ter humor no dia a dia”.

“O ‘Tum Tá’ é o grande passo de um projeto que busca repensar a Escola de Dança Teatro Guaíra, deixando a ênfase somente no balé clássico para trás e oferecendo aos alunos uma formação mais completa”, diz Cleverson Cavalheiro, diretor-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, .

“Tum Tá” quebra alguns paradigmas das apresentações de final de ano da EDTG. É um espetáculo que conta com uma mescla mais uniforme entre o clássico e o contemporâneo – historicamente havia mais ênfase no balé clássico, com boa parte sendo dançado na ponta. Também há a trilha sonora original, algo pouco usual, composta por Gilson Fukushima, além das já citadas projeções, feitas por Allan Raffo e da cenografia de Daniel Marques. Os figurinos, financiados pelo Guaíra, são de Paulinho Maia.

Serviço:

"Tum Tá" – apresentação da Escola de Dança do Teatro Guaíra

Data: 25, às 20h (cerimônia de formatura, com apresentação aberta ao público), 26 de novembro, às 20h, e 27 de novembro, às 18h.

Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto – Guairão – Rua Conselheiro Laurindo, S/n – Centro – Curitiba/PR

Ingressos: bilheteria do Teatro Guaíra ou pelo site Ticket Fácil.

GALERIA DE IMAGENS