Copel viabiliza energia solar no prédio da Prefeitura de Curitiba

05/06/2019 - 18:30

Parte da energia consumida no Palácio 29 de Março, sede da Prefeitura de Curitiba, passa a ser gerada por placas fotovoltaicas instalada no telhado do prédio. O projeto foi contemplado por meio de chamada pública da Copel para o Programa de Eficiência Energética regulado pela Aneel. O acionamento dos painéis aconteceu nesta quarta-feira (05) em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A economia para o município com os painéis solares será de R$ 100 mil por ano.

Iniciativas semelhantes estão em implantação para atender universidades, escolas, empresas e condomínios com recursos a fundo perdido ou por meio de financiamento do Programa de Eficiência Energética.

De acordo com a companhia, ao transformar um prédio público numa fonte geradora de energia, a Copel e o município dão um exemplo de como a utilização dos recursos financeiros e ambientais podem reverter aos cidadãos.

“A Copel cumpre seu papel de empresa comprometida com a sustentabilidade ao incentivar, promover e assessorar projetos inovadores que não só aproveitam recursos naturais como também geram economia para os cofres públicos” destaca o presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero. “Este projeto é a prova de que a Copel não só incentiva como investe e acredita na mudança da matriz energética”, acrescenta.

Atualmente, além do Programa de Eficiência Energética, que destina 0,5% da receita operacional líquida para projetos a fundo perdido ou financiamentos, a Copel tem uma chamada pública para projetos semelhantes, mas para formar novas parcerias em que os produtores de energia ou investidores podem se associar à Copel.

“Esse projeto que temos a honra de inaugurar é de eficientização energética. Além dos painéis solares, nós vamos fazer a troca das lâmpadas e sensibilização das pessoas para o uso consciente de energia”, disse a secretária municipal de Meio Ambiente, Marilza Oliveira Dias.

O PROJETO - Dentre outros grandes projetos inaugurados em 2019 com a fonte fotovoltaica, o Palácio Solar é o maior em termos de produção de energia. Foram implantados 439 painéis com selo Procel de eficiência energética no telhado do Palácio 29 de março. O projeto também abrange a modernização de 5,8 mil pontos de iluminação com a troca de lâmpadas convencionais por LED.

O sistema fotovoltaico com capacidade total de 144 kWp, tem capacidade de gerar 212MWh/ano – uma economia superior a R$ 100 mil por ano considerando apenas a geração de energia fotovoltaica.

Os projetos do Programa de Eficiência Energética são analisados em ciclos anuais. Podem participar entidades públicas, privadas, condomínios e poderes públicos através de projetos que comprovem a eficiência da modernização dos equipamentos ou instalação de fontes geradoras, como no caso da Prefeitura de Curitiba.

PRESENÇAS – Também participaram do evento o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, a primeira-dama, Margaria Sansone, e o diretor de Desenvolvimento de Negócios da Copel, Cassio Santana da Silva.