Copel leva teatro e jogos digitais educativos para escolas municipais de Cascavel

16/06/2023 - 14:20

Mais de 300 alunos de duas escolas municipais de Cascavel, no Oeste, recebem na próxima semana uma programação cultural que divulga os jogos educativos desenvolvido para as crianças aprenderem sobre o uso seguro e consciente da energia elétrica. A peça teatral "Histórias Eletrizantes" será levada às escolas Inglacir Lourdes Farina, na segunda-feira (19), e à Escola Municipal da Transparência, na terça (20). O teatro aborda os conteúdos que depois podem ser praticados pelos alunos como uma brincadeira no celular.

Os jogos “Se Liga” e “Click Esperto” foram especialmente projetados para crianças de sete a dez anos de idade, como um complemento ao conteúdo do programa educativo Iluminando Gerações, que leva informações por teatro e também em palestras, vídeos, materiais impressos e em eventos dedicados aos anos finais do Ensino Fundamental I, em todo o Paraná.

Após baixados, os jogos funcionam sem conexão à internet, portanto não exigem o consumo de dados móveis, nem expõem as crianças à conexão com outros usuários. O download dos jogos está disponível gratuitamente pela loja de aplicativos Google Play, do sistema operacional Android.

CONSUMO CONSCIENTE – Na fictícia Cidade dos Desligados do jogo “Se Liga”, as crianças são os heróis e heroínas da segurança. Com a ajuda do mascote Lúcio e a força do conhecimento, eles podem andar pela cidade para acabar com as situações perigosas que encontram pelo caminho, prevenindo os acidentes por choque elétrico. Com um avatar personalizado, é só identificar os riscos e responder as perguntas de forma correta para ganhar pontos e salvar o dia.

Além do uso seguro da energia, outra preocupação constante no cotidiano é o uso sem desperdícios. Por isso, no jogo “Click Esperto” a ideia é acabar com os gastos desnecessários para economizar. É preciso ser rápido para apagar as lâmpadas acesas durante o dia, sem atingir nenhum obstáculo.

ILUMINANDO GERAÇÕES – O programa está alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ele foi criado com o objetivo de levar aos estudantes, de forma leve e divertida, ensinamentos sobre o uso seguro e consciente da energia.

Com as palestras nas escolas, apresentações teatrais, a Van da Eficiência Energética, vídeos e jogos educativos, o Iluminando Gerações contribui para a redução do número de acidentes com energia elétrica e estimula a mudança de hábitos não só das crianças, mas também dos familiares e vizinhos, pois os pequenos se tornam multiplicadores dessas informações.

Os materiais do programa estão disponíveis no site, onde professores interessados também podem requisitar a palestra da Copel. A estimativa é de que o programa deve orientar aproximadamente 60 mil crianças, em 2023.

Serviço:

"Histórias Eletrizantes" e divulgação dos jogos educativos da Copel

Segunda-feira: Escola Municipal Inglacir Lourdes Farina - Rua Pres. Kennedy, 3631 - sessões às 10h e 13h30

Terça-feira: Escola Municipal da Transparência - Rua Panamá, 3323 - sessão às 9h30