O município de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, está recebendo investimentos de R$ 36 milhões da Copel em infraestrutura de energia elétrica, ainda neste ano, como parte do programa de melhorias na rede programado pela companhia. A cidade tem cerca de 67,5 mil unidades consumidoras, das quais 90,3% (61 mil) em área urbana e 9,7% (6,5 mil) em área rural.
Das intervenções programadas para o município há obras que envolvem as redes de alta tensão, com melhorias nas subestações Araucária e Tomaz Coelho. Há ainda novos equipamentos para a rede de distribuição de energia. O pacote traz também a implantação de medidores em tempo real, como parte da Rede Elétrica Inteligente. Além disso, a rede trifásica alcança 60 km de extensão no município.
Em outra frente, a Copel e a prefeitura alinharam uma parceria para uma ação conjunta de inspeção e retirada de cabeamentos de telefonia que estejam fora dos padrões técnicos de operação e de segurança, oferecendo riscos nas ruas da cidade. Nesses casos, a Copel atua na fiscalização e notificação das concessionárias de telecomunicações e dados que compartilham dos postes para que regularizem a fiação.
- Copel vai compartilhar base de dados de 1,8 milhão de árvores com as prefeituras
- Com média de 100 mil acessos diários, aplicativo da Copel lidera preferência dos clientes
PARANÁ TRIFÁSICO – O Paraná Trifásico tem 1.588 potenciais clientes da região, prontos para migrar para a rede mais potente e estável, além dos que já se integraram. Para a conexão à rede trifásica a Copel ressalta que o cliente que deseja se conectar deve padronizar a entrada de serviço de energia da sua propriedade à nova carga e ajustar as instalações. São serviços que devem ser feitos por um técnico habilitado, conforme as normas técnicas e o projeto elétrico.
Com o padrão pronto, basta solicitar a alteração de carga pelos canais de atendimento da Copel no site www.copel.com, via 0800 51 00116 ou presencialmente em um dos postos de atendimento da companhia. Caso o padrão instalado na propriedade já esteja adequado à rede trifásica, o cliente pode agendar o desligamento da rede monofásica e a reativação da ligação também pelos canais de atendimento da Copel.