Copel inicia instalação de medidores inteligentes em Bituruna e moderniza sistema

Mais de 280 mil equipamentos já foram implantados em 71 municípios do Paraná. Até a metade do ano, a expectativa é chegar a 390 mil medidores em 73 localidades das regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul do Estado.
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16/03/2022 - 16:50
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O município de Bituruna, no Centro-Sul do Paraná, próximo a União da Vitória, começa a receber nesta semana os medidores digitais inteligentes da Copel. É uma troca tecnológica sem custo para o consumidor e sem mudanças na conta de luz.

Os novos equipamentos substituem os medidores atuais, criando uma comunicação direta e em tempo real com o Centro Integrado de Operação da Distribuição da Copel. A leitura de consumo remota facilita o controle de toda a cadeia, desde a subestação até o consumidor final, e gera autonomia para o usuário monitorar o seu consumo por meio do aplicativo da Copel para celular.

Em Bituruna, serão substituídos 6,4 mil equipamentos por medidores inteligentes. Já foram instalados mais de 280 mil aparelhos desse tipo em 71 municípios do Estado. Até a metade do ano, a expectativa é chegar a 390 mil medidores em 73 localidades das regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul do Paraná.

Os medidores digitais fazem parte do programa Rede Elétrica Inteligente (REI) da Copel, maior do gênero em execução na América Latina.

“Entre as maiores tendências na área de energia estão a digitalização e a modernização do sistema, em um modelo que amplia a qualidade do serviço a todos os tipos de consumidores, com rapidez e melhor gestão de equipes, e o Rede Elétrica Inteligente abrange todas essas premissas”, afirma o presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero. 

A rede inteligente também tem sensores e dispositivos de controle a distância que permitem que ela se religue automaticamente. Nos casos em que eventualmente isso não ocorra, a Companhia poderá detectar e sanar eventuais problemas de desligamento a partir do Centro Integrado de Operação da Distribuição, em Curitiba. 

“A Copel vai saber exatamente qual é o status da rede de energia do consumidor naquele momento, podendo detectar problemas com antecedência, mesmo antes do cliente descobrir que tem alguma falha”, comenta o gerente de Projetos Especiais da Copel, Tiago Augusto Silva Santana. 

Quando houver necessidade de intervenção de técnicos, o centro saberá indicar o ponto exato que gerou a queda de energia, agilizando o tempo para o restabelecimento, ampliando a qualidade de vida nos municípios e a segurança para o agronegócio e as indústrias, além de evitar danos aos eletrodomésticos. 

INSTALAÇÃO – A empresa contratada para a implantação dos medidores inteligentes em Bituruna é a SPIN, que está com mais de dez equipes instalando a nova tecnologia no município. Os consumidores devem estar atentos às identificações no veículo e no crachá dos profissionais que fazem a instalação, para conferir se são efetivamente contratados pela terceirizada. A troca do equipamento é custeada pela Copel, e não há qualquer custo para o consumidor. 

FATURA DIGITAL – Com a medição de energia executada de maneira totalmente digital, a Copel trabalha para automatizar o processo de leitura do consumo, o que reduzirá as emissões de carbono e os riscos de acidente com o deslocamento dos leituristas que hoje visitam mensalmente as quase 5 milhões de unidades consumidoras da concessionária de distribuição, em todo o Paraná. 

O cliente pode aderir à fatura digital da Copel, que é entregue diretamente por e-mail ou via aplicativo, evitando a impressão em papel. A adesão pode ser feita pelo site www.copel.com ou pelo aplicativo da Copel, disponível gratuitamente nas lojas virtuais Google Play e App Store.  

Além disso, a cada cliente que opta pela fatura digital, a Copel doa R$ 2 para as ações de combate à Covid-19 no Paraná. Se a conta entrar para o débito automático, são mais R$ 3 doados. A ação não tem custos para o consumidor. 

O cadastro de débito automático também pode ser feito pelos canais virtuais de atendimento. No Banco do Brasil, é preciso informar o número do convênio: 13896. É importante confirmar com o banco se a adesão foi concretizada e acompanhar os débitos mensalmente.

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