Copel aprimora canais para facilitar acesso do consumidor a informações e serviços

O aprimoramento dos canais digitais fez milhões de consumidores migraram de plataforma de atendimento. O aplicativo para celulares é o atual campeão da preferência dos clientes: no último ano, foram quase 20 milhões de interações registradas por essa ferramenta, o que representa 38% de todo o fluxo de pedidos.
Publicação
14/03/2023 - 17:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O consumidor deve ter seus direitos respeitados e ser bem atendido. É nesta equação que a Copel foca seus esforços para modernizar e oferecer meios cada vez mais diversificados para facilitar o acesso à informação e serviços. Para a companhia, o Dia Mundial do Consumidor de 2023, celebrado no dia 15 de março (quarta-feira), é um marco de transformação na forma que a empresa atende seus clientes. O aprimoramento dos canais digitais fez milhões de consumidores migraram de plataforma de atendimento.

O aplicativo para celulares é o atual campeão da preferência dos clientes: no último ano, foram quase 20 milhões de interações registradas por essa ferramenta, o que representa 38% de todo o fluxo de pedidos recebidos pela Copel em 2022, que foi de 19.071.104. Em segundo lugar na preferência do cliente está o site da companhia, por onde tramitaram 33% dos pedidos no último ano (16.670.737). Ainda é possível fazer contato com a empresa pelo número por WhatsApp, telefone gratuito e nos escritórios espalhados por todo o Paraná.

Os direitos e deveres dos consumidores de energia elétrica no Brasil são previstos pela agência reguladora Aneel, que estabelece prazos para a realização dos principais serviços e as obrigações a serem cumpridas por ambas as partes. O cliente da Copel pode encontrar estas e outras informações no site da empresa.

TITULARIDADE DA CONTA – Uma ação importante para a garantia dos direitos do consumidor é observar a correta titularidade da conta de luz, ou seja, que a fatura seja colocada no nome de quem é o responsável de fato pelo consumo de energia no imóvel. Esta é uma atitude especialmente importante em casos de imóveis alugados, em que há rotatividade de moradores.

Ao entrar em um imóvel, o novo morador deve colocar seu nome na conta de luz. No momento de mudar-se para outro endereço, o correto é solicitar à Copel o desligamento da conta, para que o próximo ocupante possa assumir a responsabilidade sobre o consumo de energia.

A troca de titularidade, assim como os pedidos de ligação nova e de desligamento, é atendida de forma gratuita, e pode ser solicitada pelo site da Copel.

ENERGIA SOLIDÁRIA – Quando a família faz parte do Cadastro Único para programas sociais do governo federal e a renda não ultrapassa os valores estabelecidos em lei, a unidade consumidora passa a ser enquadrada na tarifa social de energia elétrica. Essa modalidade concede descontos graduais para o consumo de até 220 quilowatts-hora mensais e, também, é válida para pessoas com deficiência e idosos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC 87 e 88).

No Paraná, estes grupos ficam isentos do pagamento da conta de energia sempre que o consumo não ultrapassar 150 quilowatts-hora no mês, pois a fatura é quitada pelo Programa Energia Solidária, do Governo do Estado. Em domicílios cadastrados que possuem paciente usuário de equipamento eletromédico, a faixa isenta é estendida a 400 quilowatts-hora mensais.

A inclusão na tarifa social e a isenção oferecida pelo Programa Energia Solidária são automáticas. Basta que o consumidor mantenha seu cadastro atualizado junto ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da sua região.

Como falar com a Copel

Aplicativo: gratuito, disponível nas lojas de aplicativos para celulares Android e iOS

Site: www.copel.com

Telefone: 0800 51 00 116

WhatsApp: (41) 3013-8973

SMS: 28593, exclusivo para registrar falta de luz. Basta enviar as letras “SL” e o número da unidade consumidora, destacada no cabeçalho da conta

Atendimento presencial: confira endereços e horários de atendimento

GALERIA DE IMAGENS